A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria Comércio e Abastecimento (SICA), sediou o 1º Fórum de Desenvolvimento do Turismo de Negócios e Cultura. Com o tema “Turismo: um leque de oportunidades”, o objetivo do fórum é estabelecer o diálogo entre as iniciativas pública e privada, além de fortalecer a marca “Negócios e Cultura”.

Os participantes discutiram a criação de políticas públicas a fim de ampliar a discussão acerca do desenvolvimento de turismo de negócios e cultura na região. Integraram o fórum, as cidades que fazem parte da Rota Turística da Região Oeste e Norte: Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi, também do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste), e três cidades do Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri): Cajamar, Caieiras e Francisco Morato.

Das 8h30 às 16h30, os participantes tiveram palestras com profissionais da área de turismo e puderam prestigiar os estandes das cidades apresentando seu turismo e gastronomia. A abertura contou com um vídeo institucional de Osasco mostrando seu desempenho econômico, número de estabelecimentos, hospedagem e fluxo de turistas, movimento no Calçadão, além dos 14 parques e sua gastronomia. As demais cidades também apresentaram vídeos institucionais.

Durante o fórum ocorreram as palestras com a professora-doutura Cíntia R. Möller Araújo (Unifesp/ Campus Osasco), Jorge Duarte (Senac), Vanilson Fickert (MIT), e Bianca Colepicolo sobre Políticas Públicas, além de apresentações culturais.

O secretário da Indústria, Comércio e Abastecimento, Hamilton Sant’Anna, disse que o fórum deu uma visibilidade muito grande a Osasco. “Temos oito cidades que estão comprometidas o desenvolvimento turístico. As palestras foram feitas por ótimos técnicos de turismo. Tivemos o Senac nos ajudando com uma apresentação, o que nos ajudou a valorizar o desenvolvimento gastronômico, hoteleiro e econômico da cidade. O fórum foi um passo muito importante para todos os envolvidos”.

Eliana Falque (coordenadora da subsecretaria de Assuntos Metropolitanos da Casa Civil SP), elogiou bastante a iniciativa. “É uma honra estar entre vocês e dizer que estamos mostrando a importância do turismo. Nós fazemos parte da região metropolitana de São Paulo, que é constituída por 39 municípios e nós aqui representamos as sub-regiões Oeste e Norte. Nós agradecemos todos que vieram com seus estandes e expuseram aqui. Em nome do governo de São Paulo e do meu secretário Edmur Mesquita eu parabenizo a todos e desejo muito sucesso. Espero que esse seja o primeiro de muitos encontros”.

Políticas públicas

Em Osasco foi enviado à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº4.919 para a criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR). Com o objetivo de identificar as potencialidades, os produtos turísticos e os pontos que devem ser melhorados em cada cidade, desde 2017 é elaborado o Plano Regional de Turismo que tem previsão de término para o primeiro semestre de 2019. Osasco também está produzindo o Plano Municipal de Turismo que busca criar os produtos turísticos do município, além de fomentar o desenvolvimento econômico da cidade.

Em 2017, o Ministério do Turismo divulgou o Mapa do Turismo Brasileiro com classificação das cidades por letras de A a E. De acordo com o Mapa do Turismo, somente 147 municípios do Estado de São Paulo estão nas categorias A, B e C, que contemplam aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Neste cenário, Osasco é a única cidade da região Oeste que possui classificação B.

O evento contou com as participações da secretária adjunta da Assistência Social, Deisi Ventura; Bonfilie Ferreira (diretor do Cimbaju); Custódio (representante das empresas de transporte coletivo de Carapicuíba); Marco Dártora (secretário adjunto Cultura e Turismo de Caieiras); Solange Monteoliva Peinado Dártora (secretária da Ação Cultural e Turismo de Caieiras); Giovana Fávaro (secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico de Itapevi e coordenadora da Câmara Temática do Turismo de Negócios e Cultura); Eliana Falque (coordenadora das sub-regiões Oeste e Norte); Manoel Silva (secretário de Cultura e Turismo de Jandira); Gilmara Gonçalves (vice-prefeita de Carapicuíba); Marguerite Fioravante (coordenaddora de Turismo de Caieiras); Francisca Moraes (diretora de Habitação de Jandira); Inês Tezvetana (Controladora Geral da Prefeitura de Jandira); Wilson Coelho (representando o prefeito de Jandira, Paulo Baruf; Claudia Lieko Itano (gerente do Senac Osasco); Michele Zanini (representando prefeita Renata Sene, de Francisco Morato) e o vereador Daniel Matias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui