Dentro dos ensinamentos apontados pelo programa Primeira Infância, a maternal Ilda Martins Holanda da Silva, do Parque dos Camargos, está desenvolvendo a aprendizagem das crianças por intermédio de muita música. 

A escola está abrigando o projeto “Cantarolando e Fazendo Arte”, idealizado pela professora Edna da Silva Bezerra. A proposta é educar com música e oportunizar infinitas possibilidades de movimentos livres ou direcionados, tornando as crianças sensíveis à arte musical.   

O projeto surgiu através do interesse das crianças por música. Durante as rodas de conversa e brincadeiras, observei o interesse das crianças em cantar, fazer gestos e realizar movimentos, mostrando grande interesse em manipular alguns instrumentos musicais como, violão e violino”, contou a professora. 

Por conta do projeto, acontece na escola uma série de apresentações musicais em forma de teatro com cantigas, acompanhamento de violão, caixas musicais com figuras referentes a cada uma das canções apresentadas. De acordo com a diretora Andreia Sanches de Souza, a gestão da maternal acredita que a vida é emoção desde o primeiro momento. “Por isso buscamos oportunizar possibilidades de vivências, experiências e descobertas, partindo do princípio que a nossa criança seja protagonista, a fim de estimular um desenvolvimento integral maior durante a primeira infância, possibilitando as chances da criança em se tornar um adulto equilibrado, sensível e realizado”, enfatizou. 

Para a supervisora de ensino Vânia Santos, a música é um processo de construção do conhecimento e, se trabalhada desde a Educação Infantil, favorece o desenvolvimento de todos os sentidos. “A Secretaria de Educação está incentivando projetos como este para criar memórias para outras aprendizagens”, observou.