Fortalecer cada vez mais as ações de proteção às crianças e adolescentes do município foi o principal motivo do encontro que aconteceu na segunda-feira (dia 24), no CAP (Centro de Aperfeiçoamento de Professores, na Secretaria de Educação).

A reunião entre os supervisores escolares, diretores e orientadores da rede de ensino de Barueri foi liderada pelo promotor Luis Roberto Wakim, que estava acompanhado das representantes da Diretoria de Proteção Social Básica, Diretoria de Proteção Social Especial e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Barueri.

O tema do encontro foi “Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”. De acordo com o promotor, a Secretaria de Educação de Barueri é um dos órgãos do município com maior convívio com as crianças e jovens da cidade e, desta forma, pode ajudar muito nas ações de proteção e monitoramento.

Para cumprirmos as políticas públicas de proteção às crianças, é fundamental uma participação ainda maior da Secretaria de Educação. A criação de polos de trabalho conjunto nos ajudará a acompanhar o andamento dos casos que merecem assistência por parte de setores da Saúde, Conselho Tutelar, Assistência Social”, comentou Wakim.

A reunião deu início a discussões para a criação de polos de monitoramento, que devem ser divididos por bairros. Ficou decidido que em breve serão definidos os membros da Secretaria de Educação, representando as escolas da rede, que integrarão os grupos que trabalharão junto ao Ministério Público e demais órgãos, com o objetivo de garantir o bem-estar das crianças e adolescentes da cidade de Barueri.