Que tal tomar contato com novas tendências em produção de vídeos? A oportunidade vai se dar neste final de semana e no próximo com as exibições do Festival do Minuto – Mostra Quarentena e dos Melhores Minutos 2020. O evento, dividido em duas partes, é disponibilizado pelos Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri.

Para participar da Mostra Quarentena é só se inscrever no link. Os filmes estarão disponíveis até o dia 7 de agosto. O bate-papo de cinema ao vivo, marca tradicional dos Pontos MIS, contudo, só será realizado no próximo sábado, dia 14, às 18h, pelo canal do MIS no Youtube.

Melhores Minutos 2020
A Mostra Melhores Minutos 2020 terá os 45 melhores minutos inscritos em 2020, que foram pré-selecionados. A Mostra conta com vídeo-minutos de todas as regiões do Brasil e do mundo. Os melhores minutos serão selecionados por um júri e premiados com o Troféu Minuto.

Os trabalhos estarão disponíveis a partir do dia 12, às 11h, até o dia 14. A inscrição será feita pelo link.

Sobre o Festival do Minuto
Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Ele foi o pioneiro no formato no mundo, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.

Ao longo de seus 25 anos, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem.

No campo da educação, o Festival oferece oficinas de formação audiovisual para professores e alunos da rede pública. Além disso, se compromete na divulgação do trabalho de estudantes universitários que buscam no audiovisual formas para se comunicar e expor suas ideias.

Atualmente, possuem um acervo de mais de 35 mil vídeos, distribuídos em diversas mostras temáticas. Diretores como Anna Muylaert, Fernando Meirelles, Tatá Amaral e Beto Brant já passaram pelo Festival.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri