O gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, apresentou os indicadores fiscais do Município referentes ao 1º quadrimestre de 2019, durante uma audiência pública na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (30). A apresentação atende a uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

De acordo com os dados, o Município registrou Receita Corrente Líquida (RCL) de R$ 1,89 bilhão no primeiro quadrimestre (considerando os últimos doze meses), ante R$ 1,79 bilhão no mesmo período do ano passado. “Nota-se uma melhora, mas ainda pouco significativa”, destacou Parimoschi. “Hoje foi divulgado o PIB do primeiro trimestre, com retração de 0,2 pontos percentuais, o que reforça a necessidade de absoluto rigor na gestão dos recursos públicos”, completou.

Sobre a dívida do Município em relação à RCL, o gestor informou que, nos primeiros quatro meses deste ano, o índice ficou em 17,55%, uma redução na comparação com os 19,35% do primeiro quadrimestre de 2018. “Depois de um ajuste fiscal com base no corte da despesa, atingimos um equilíbrio fiscal e agora conseguimos contratar operações de crédito que são fundamentais para realização de novos investimentos”, pontuou.

Também foram apresentados números sobre o gasto do Município com Pessoal e Encargos, que no período mencionado ficou em 44,46% da RCL. Em 2018, esse índice era de 43,74%. O limite prudencial estabelecido pela LRF é de 51,3%.

A apresentação completa das metas fiscais do 1º quadrimestre está disponível no Portal da Transparência.