Quando você compra mel, tem certeza que é mel de verdade que está dentro do frasco? Em Jundiaí, a partir de agora, o consumidor poderá ter essa certeza: o selo de inspeção SIM Jundiaí – Serviço de Inspeção Municipal, – será entregue ao primeiro apiário da cidade a cumprir todos os requisitos de qualidade de seus produtos e processos.

Marçal Rozatti, que atua como apicultor há 19 anos em Jundiaí e proprietário do apiário de mesmo nome, conta que o processo de certificação durou quase um ano. “Foi um trabalho de adequação das instalações físicas do apiário, incluindo os processos de extração e envasamento, e tudo sempre orientado pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) da Prefeitura de Jundiaí”, conta. “Com o selo, agora poderemos expandir o negócio, iniciando a revenda em outros comércios”.

Apiário Rozatti: o primeiro a ser certificado pelo SIM – Serviço de Inspeção Municipal

Atualmente o apiário Rozatti vende seus produtos em apenas uma loja na Vila Arens, que incluem desde o mel in natura até seus derivados, como geleia real, pólen desidratado e própolis. As cerca de 250 colmeias estão espalhadas em diversas áreas de Jundiaí e região, em uma espécie de parceria com produtores rurais. “Os donos das terras com laranjeiras, por exemplo, nos chamam para levar as abelhas, que fazem a polinização e aumentam muito a produção”, conta Marçal.

O selo de inspeção SIM é conferido a qualquer produto de origem animal, atestando sua procedência e qualidade. De acordo com a veterinária Silvia Santaella, da UGAAT, responsável pelo SIM, o selo traz vantagens para o produtor e para o consumidor. “No caso do mel, principalmente, onde a falsificação é muito comum, o selo garante ao consumidor que o produto é verdadeiro e de qualidade, sendo extraído, processado e embalado com higiene e segurança”, explica. “E, para o produtor, o selo também confere a possibilidade de expansão dos negócios e ampliação das vendas”.

O selo será entregue durante o curso “Mel na Gastronomia” do SENAR Jundiaí (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com o apoio da UGAAT, que está sendo realizado a partir desta quarta (25) na ETEC Benedito Storani. O mel para as receitas do curso foi doado pela Rozatti e o selo será entregue no último dia do curso, na sexta-feira, dia 27.