Administrado pelo Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV), o Hospital Municipal Antônio Giglio, que opera também como Hospital-Escola, realizou, na manhã desta quinta-feira, 22/2, a formatura de 15 residentes médicos que cumpriram, na unidade, especialização nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia e Clínica Cirúrgica.
Presente ao evento, o prefeito Rogério Lins saudou os representantes do ISSRV – os médicos, Ricardo Emiliano Rodrigues Sanches, presidente do Instituto e Ewandro Ruck e Rubens Pereira dos Santos, consultores. “Quero agradecer a vocês, que conduzem com maestria o trabalho do Instituto no Hospital”, ressaltou, lembrando que a Prefeitura está expandindo para as UPAS Vila Menck e Jardim Conceição o modelo de gestão por meio de Organização Social (OS), como já acontece no HMAG e na UPA Centro, unidades em que atua o ISSRV. “Futuramente, levaremos o mesmo formato para os prontos-socorros Santo Antônio e Osmar Mesquita”, anunciou.
“É de grande importância o ensino oferecido aqui, tanto para o Hospital quanto para o município”, salientou o prefeito. “Vislumbro vocês no futuro coordenando grandes trabalhos na área médica da cidade”, disse dirigindo-se aos formandos. “Acredito na força divina e peço que Deus os abençoe em suas funções, porque uma decisão que muitas vezes vocês precisam tomar em segundos, pode salvar a vida de alguém”, completou.
Dr. Ewandro destacou que gostaria de se pronunciar não apenas representando o ISSRV, mas também como membro do corpo clínico do Hospital. “Esta é minha terceira passagem por aqui, colaborei com a criação do Antônio Giglio na inauguração, mais tarde estive por cinco anos na superintendência e agora assessoro o órgão gestor”, disse, explicando seu envolvimento com a história da unidade. “Hoje, nossa visão como gestores, é formar médicos que tratem bem os pacientes e que sempre busquem atualização. E cabe a nós moldarmos o perfil que deve ser mantido neste hospital. O modelo de OS é a ponta de equilíbrio entre o dinamismo, a clareza e a transparência na gestão do serviço público”, reforçou.
O consultor lembrou ainda que, atualmente, a residência do HMAG é ligada a uma instituição de ensino, a faculdade de medicina da Uninove, que atua na cidade desde o segundo semestre de 2017.
Dr. Silvio Luiz Priori ponderou que o objetivo da Comissão de Residência Médica (Coreme) é formar novos especialistas para compor o quadro médico do município, buscando um atendimento mais humanista. Nos próximos anos, com a ligação que temos com a faculdade de medicina, nos firmaremos cada vez mais como polo de ensino e isso vai melhorar em muito a saúde no município”, concluiu.
Iniciada em 1997, oferecendo especialização em Ortopedia e com apenas 2 vagas, a Residência Médica do HMAG estreou pelas mãos do médico Silvio Priori e em 2009, quando Ewandro Ruck assumiu a secretaria de Saúde de Osasco, os dois médicos ampliaram as especialidades, incluindo Clinica Geral e Clínica Cirúrgica, que permanecem até hoje.
Também estavam presentes ao evento o secretário municipal de saúde José Carlos Vido, os médicos coordenadores dos programas da COREME, Fernando Machado Oliveira (Ortopedia) e Hugo Gregoris de Lima (Clínica Cirúrgica), o diretor técnico do HMAG, Roberto Etsuo Fukuda e o coordenador médico da unidade, André Carron Sacco, além dos vereadores Lúcia da Saúde, Cláudio da Locadora e Antônio Toniolo.
Formandos 2018 – residência médica do Hospital Antônio Giglio
CLINICA MÉDICA
Mariana Soares Chamma
Luiz Fernando Pimenta de Oliveira
Carolina Aparecida Lins Mariano
Allan Danek
Munira Bittencourt Abud
Jhankarla Salazar Hinojosa
Daniel Agustin Quispe
ORTOPEDIA
André Sonsin Navarro X. Silveira
Antônio Francisco Lopes A. Filho
José Augusto da Silva Neto
Marcelo de Góes Neves
Rodrigo José Cardoso Ferreira
Whinsgton de Sousa Pereira
Rony Costa Botelho Nunes
CLÍNICA CIRÚRGICA
Amanda Dias Ferrante Maia