A Guarda de Barueri tem realizado neste fim de ano uma série de operações pela cidade, em conjunto com as polícias Civil e Militar. As ações contam com equipes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), GTM (Grupo Tático de Motos) e Serviço Reservado, além de parte do efetivo de radiopatrulha. O Demutran e a Guarda de Itapevi (com motos e canil) também integram as operações.

Regina Mesquita, secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, ressaltou que a integração entre as forças de segurança ocorreu durante todo o ano. “Assim como nós iniciamos o ano, com uma operação de saturação na cidade, nós estamos encerrando o ano de 2017 com outra operação”, afirmou.

Comandante interino do CPA/M-8 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana Oito), o coronel André Luiz de Oliveira explicou que as operações envolvem pontos de bloqueio, visibilidade e saturação. “O objetivo é dar uma maior segurança aos munícipes durante o período de festas e férias. A operação é sem prazo definido para encerramento”, revelou o oficial da PM.

De acordo com Marcelo Prado, delegado da Polícia Civil, a atuação integrada segue um planejamento que leva em conta a análise criminal da área e os locais de maior incidência de crimes. “A união desses esforços traz um resultado muito positivo, mas é aquele índice que não temos como medir. São os crimes que deixam de acontecer simplesmente por que há um trabalho policial naquele determinado local”, informou o responsável pela Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Barueri, unidade atrelada à Delegacia Seccional de Carapicuíba.

Produtividade

Quando iniciaram as operações policiais, dois indivíduos foram detidos por tráfico de drogas, na alameda Antuérpia (bairro Recanto Phrynea). Com eles, foram aprendidas 187 pedras de crack e 133 porções de maconha, além da quantia de R$ 115,50. O caso foi registrado no 1º Distrito de Barueri. Outra ocorrência de venda de entorpecentes foi registrada mais tarde, na Delegacia sede. Pela rua Irã (Vila São Luiz) um homem foi detido com 28 eppendorfs de cocaína.

No mesmo dia, a atividade policial frustrou o furto de uma residência no Jardim Tupanci. Ao chegar a casa, a proprietária constatou um veículo dentro de sua garagem sendo abastecido com seus objetos pessoais por três indivíduos. Uma viatura da GCM que circulava pelas proximidades iniciou a perseguição e recuperou o material furtado no veículo abandonado pela rua Beira-Rio (no mesmo bairro). Joias, relógios, dinheiro, uma TV de 50’’ e um notebook foram devolvidos à vítima.

Operação Papai Noel

Visando maior segurança nesta época do ano em que há volumes maiores de pessoas circulando, comércios abertos e movimentação de dinheiro, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana também realiza, ao longo do mês de dezembro, a Operação Papai Noel. Cerca de 50 agentes reforçam o policiamento em Barueri, somando-se aos 100 guardas municipais que já atuam nesta rotina em cada plantão. O aumento do contingente nas ruas vem do efetivo do serviço administrativo ou das horas extras de profissionais que estariam de folga.

Crédito das fotos: Allisson Roberto / Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui