Os agentes da Guarda Ambiental, divisão da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), receberam novos uniformes, mais modernos e cujo desenho proporciona maior visibilidade. Para o comandante da GCM, Hélio Manoel da Silva, as novas vestimentas também “proporcionarão maior mobilidade, segurança e conforto durante o desenvolvimento das missões típicas das áreas ambientais do Município”.

São 23 guardas, divididos em quatro equipes, que receberam o kit composto por camiseta verde, azul marinho ou preta, calça camuflada verde, boina verde, gorro de selva camuflado, gandola camuflada, cinto verde ou azul marinho, meias pretas, botina modelo policial preta, coturno, cinto de guarnição, colete balístico e japona camuflada.

Os agentes da GCM, assim como os agentes de trânsito da recém-criada Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), já haviam recebido os seus respectivos kits com novos fardamentos. Em todos os casos houve um cuidado especial na confecção das roupas e dos acessórios a fim de oferecer mais conforto, proteção e agilidade aos agentes.

Além dos novos uniformes, a equipe especializada ambiental tem hoje seis viaturas “personalizadas” e equipadas com material de resgate de animais silvestres, contando ainda com o apoio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), que fornece treinamentos e suporte nas questões ambientais.

Atuação da Guarda Ambiental
O papel da Guarda Ambiental é de fiscalizar possíveis irregularidades e crimes ambientais, orientar a população e empresas sobre condutas corretas, além de notificar transgressões. Em 2021, foram 2.488 ocorrências, destacando-se entre elas: 697 sobre animais silvestres, 386 a respeito de maus-tratos, 80 direcionadas a queimadas e 347 de descarte de entulhos. Nos dois primeiros meses de 2022, contabilizou-se 516 atendimentos.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri