Funcionários do Programa Operação Trabalho (POT), comandado pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), da Prefeitura de Osasco, iniciaram nesta semana o curso “Comportamento e Linguagem de Cães”, aplicado no Departamento de Fauna e Bem-estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente. Cerca de 30 pessoas, entre as quais servidores da própria SEMA, participam da formação, que tem carga horária de 40 horas e termina sexta-feira, 3/8. São três dias de aulas teóricas e dois de aula prática.

No curso, os participantes receberão instruções sobre adestramento básico, comandos em relação a limites que devem ser dados ao animal, o que pet pode e não pode fazer; ensiná-lo a não comer alimentos dados por estranhos (para evitar envenenamento) e a maneira correta de se colocar a guia e o enforcador.

O curso visa oferecer qualificação aos integrantes do programa, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social e que se encontravam desempregadas. Por meio do programa, que não tem vínculo empregatício, além de cursos de qualificação oferecidos pela SDTI, os participantes recebem um auxílio pecuniário por seis meses, período de permanência no programa.

Ao todo, cerca de mil pessoas participam do POT, entre as quais moradores de albergue, pessoas em situação de rua e público LGBT. Entre os outros cursos oferecidos estão o de capacitação nas áreas de manutenção básica, manutenção predial, eletricidade básica, ética e cidadania, reparos, limpeza, capinagem, pedreiro e conservação.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor Milton Senna, gestor do POT. Entre outras instruções, ele orientou os participantes para as oportunidades de emprego na área pet. “É um mercado em expansão. A Prefeitura tem oferecido essa oportunidade de qualificação, então aproveitem ao máximo que puderem esses cursos”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui