Na tarde de terça-feira (dia 28), aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Amaro José de Souza, no Jardim Mutinga, o Fórum “Como gerir emoções em tempos de crise”. A atividade faz parte da programação da Secretaria de Saúde acerca do Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio).

O evento teve o intuito de abordar questões como o autoconhecimento e o equilíbrio emocional junto aos usuários da unidade. Isso quer dizer evitar pensamentos, atitudes e “gatilhos” (situações que podem vir a desenvolver ou agravar problemas como depressão, ansiedade e outros males de cunho mental e até mesmo o suicídio).

A psicóloga clínica da UBS, Myrian d’Abreu Regina, conta que a atividade ensina como conscientizar as emoções para os desafios do dia a dia, não somente relacionadas ao suicídio, mas também com outras causas. “O Fórum, na verdade, é uma palestra voltada para a questão de lidar com as emoções em momentos de crise. A gente está abrangendo não só o suicídio, mas as crises intensas que a gente está vivendo no mundo hoje, e outras patologias que estão permeando esta questão”, relata a profissional.

Durante o Fórum foram apresentadas algumas terapias alternativas que podem ajudar no equilíbrio entre corpo, mente e espírito, como meditação e yoga.

Meditação
A adoção da prática de meditação foi apresentada como alternativa complementar para manter corpo e mente em perfeito equilíbrio e harmonia, o que contribui para afastar pensamentos ou atitudes que possam prejudicar a saúde emocional e física.

A técnica é tão antiga que remonta a origem do homem, mas passou a ser difundida com mais força através de Sidarta Gautama (Buda) e a criação do Budismo em 500 a.C.  Ela tem como função direcionar sua atenção (foco), através da mobilização da vontade, para um estado de consciência que permite o entendimento do indivíduo por ele mesmo (autoconhecimento), promovendo o autocontrole de seus praticantes.

Yoga
Surgida há mais de cinco mil anos na Índia, essa prática milenar significa união como forma de ligar corpo, mente e espírito. A filosofia de vida utiliza alguns movimentos, levando os seus praticantes a um estado de relaxamento para que tenham uma percepção interna de si, promovendo seu autoconhecimento e, ao mesmo tempo, aumento de flexibilidade e da disposição.

Como procurar ajuda?
Os moradores do Jardim Mutinga que necessitarem de apoio psicológico podem procurar a UBS Amaro José de Souza, na Rua Petrolina, nº 178. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3164-9752.

Situações mais urgentes, como crises, automutilação  e tentativas de suicídio podem ser levadas diretamente a um dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da cidade: o Adulto, na rua Jose Maria Balieiro, 715 Centro Comercial (telefone 11-3164-9562); o Infantojuvenil, na rua Raul Makaiossi Honda, nª 68 – Centro Comercial (telefone 11-3164-9560); e Álcool e Drogas, na rua Jose Maria Balieiro, nº 673 – Centro Comercial (telefone 11-3164-9561).

Há também o serviço de escuta  do Centro de Valorização à Vida (CVV), no número 188.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri