A Secretaria de Educação de Barueri está implementando uma série de sugestões de atividades para todas as maternais e pré-escolas, no sentido de participarem da 12ª Semana Mundial do Brincar (SMB).

O objetivo da iniciativa é valorizar as brincadeiras tradicionais, cantigas e jogos lúdicos, passados de geração em geração. A data é celebrada entre os dias 22 e 30 de maio.  Nesse período, as crianças e familiares receberão dicas de brincadeiras desde a tradicional amarelinha, pular corda, corrida do saco, entre muitas outras.

Quando a criança brinca, cria sua identidade, compartilha saberes, desenvolve habilidades, constrói seu mundo de forma significativa, e ter a família ao lado nesses momentos a faz ganhar mais segurança e confiança para realizar novas descobertas que contribuirão para sua aprendizagem.

A campanha, realizada pela Aliança pela Infância, promove a sensibilização sobre a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade do respeito e do cumprimento desse direito, mesmo em tempos de pandemia.

Nesta edição a SMB quer despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, popular, tradicional. Trazer à tona manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões, como as brincadeiras passadas de pais para filhos.

No atual momento de pandemia, é essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta das “Casinhas das Infâncias”, tema da campanha deste ano.

Em Barueri, as escolas da rede estão movimentando a semana com sugestões das brincadeiras, por intermédio das redes sociais das escolas, WhatsApp Business, Google sala de aula, entre outros canais.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri