A Secretaria Estadual de Educação abriu na última quinta-feira (18) uma consulta pública para que escolas possam manifestar interesse na adesão ao modelo cívico-militar, sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Na região, nove instituições de ensino de cinco das 12 cidades que compõem o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste) se candidataram até o momento.
Em Osasco, desejam ingressar no programa Escola Cívico-Militar a Escola Estadual Rosa Bonfiglioli, situada no Jardim D’Abril, e a Escola Estadual Prof. Gastão Ramos, no Três Montanhas.
“Será uma escolha de cada família. Em Osasco, o sistema tradicional e regular de ensino continuará de forma majoritária e predominante”, explicou o prefeito osasquense Rogério Lins (Podemos), nesta terça-feira (23).
Além de Osasco, instituições da rede estadual de ensino nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia e Jandira também desejam implementar o programa de Tarcísio. Confira abaixo quais são:
Barueri
E. E. Professor Lênio vieira de Moraes, no Jardim Silveira
E. E. Professora Myrthes Therezinha Assad Villela, no Centro de Barueri
Carapicuíba
E. E. Salomão Jorge Deputado, na Cidade Ariston
E. E. Basílio Bosniac, Vila Silviania
Cotia
E. E. Conceição da Costa Neves Deputada, Jardim Rio das Pedras
Jandira
E. E. Dorvalino Abílio Teixeira, Vila Santo Antônio
E. E. Professora Terezinha Palone da Silva Domingues, Jardim Nossa Senhora de Fátima
Apesar da candidatura das escolas, ainda não está confirmada a implementação do modelo. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, agora, as unidades de ensino precisam se reunir com os responsáveis pelos alunos para discutir o assunto até o dia 31 de julho.
Segundo a Secretaria, as escolas selecionadas para integrar o programa serão conhecidas até o final de agosto. A expectativa do governo de São Paulo é começar o projeto em 2025 com 45 unidades educacionais da rede.
Fonte: visaooeste / Redação
Crédito das fotos: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP