Muita gente já está se programando para o Carnaval 2019, inclusive a equipe do Programa IST / Aids e Hepatites Virais (HV) da Secretaria de Saúde de Barueri. Em parceria com a equipe de Saúde Mental e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), os profissionais realizarão a “Campanha de Carnaval Fique Sabendo 2019”, fazendo testes rápidos de HIV e sífilis, prestando orientações e distribuindo preservativos.

O intuito principal é conscientizar as pessoas sobre os perigos de manter relações sexuais sem proteção, bem como inibir o uso de álcool e outras drogas, especialmente nessa época do ano, quando, em nome da folia, muitos cometem excessos.

O resultado do teste rápido é revelado em apenas 15 minutos. Gratuito, confiável e sigiloso, ele é indicado a pessoas sexualmente ativas que: tiveram qualquer tipo de relação (oral, anal ou vaginal) sem proteção; têm ou tiveram tuberculose e hepatites; já tiveram ou desconfiam ter tido alguma DST (doença sexualmente transmissível); compartilharam seringas ou agulhas; ou que estejam grávidas.

Os diagnósticos positivos que porventura surgirem serão prontamente encaminhados para a rede de saúde, que oferece tratamento completo e gratuito. A ação, no entanto, é preventiva.

Onde e quando

Na terça-feira (dia 26), a equipe estará na Feira Noturna de Barueri, das 17 às 22h. Já na sexta-feira (dia 1º de março), estarão no bulevar central, das 9 às 13h.

Todos estão convidados para visitar a tenda, bater um papo com os profissionais e tirar todas as dúvidas.