“Uma refeição realmente nutritiva é baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, respeitando a estação do ano, realizada em casa com prazer e compartilhada com pessoas queridas”. É assim que a nutricionista e chefe da equipe de nutrição da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), Daniele Menezes Teixeira, define uma alimentação saudável.

31 de março é o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. A data tem o objetivo de chamar a atenção para a boa alimentação. Mais do que o foco em uma alimentação pensada, equilibrada, variada e colorida, a campanha passou a destacar, desde 2015, o valor da comida caseira, baseada nas preparações simples e que se utilizam de alimentos naturais.

Para Daniele, a data é importante para lembrar sobre a prática da boa alimentação diária. “Antes o foco era em ser equilibrada, variada e colorida, mas depois do Guia Alimentar passou a ser em cozinhar mais no lar, com preparações simples, respeitando a culinária local e baseada em alimentos in natura”, explica.

Em Barueri os profissionais de nutrição estão em vários setores. Só na Cabs, ligada à Secretaria de Saúde, são 10 nutricionistas atendendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Há também especialistas nas unidades médicas, garantindo que as refeições servidas aos pacientes internados são as ideais para cada caso, além de cuidarem da gestão da qualidade e da segurança alimentar. Há nutricionistas na gestão de contratos, no Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) e na equipe de Saúde Mental. Mas a atuação desses profissionais extrapola a Secretaria de Saúde, já que eles também estão na Secretaria de Suprimentos, cuidando da alimentação que é fornecida aos alunos na merenda escolar.

Sistema imunológico forte
A forma como as pessoas se alimentam influencia diretamente na saúde e no bem-estar, tendo a nutrição um papel muito importante na prevenção de doenças: foco principal do Sistema Único de Saúde (SUS). É por isso que o Ministério da Saúde criou o “Guia Alimentar Para a População Brasileira”, que pode ser acessado e baixado para consultas constantes AQUI.

Com a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus o papel da nutrição ganhou ainda mais importância, afinal, a boa alimentação age diretamente no fortalecimento do sistema imunológico, uma arma poderosa na luta contra o vírus que já matou mais de 300 mil brasileiros até agora. “O papel da nutrição é colaborar para práticas saudáveis de alimentação, tanto em relação às escolhas quanto ao comportamento. Além da importância no fortalecimento do sistema imunológico”, ressalta Daniele.

As consultas com os nutricionistas podem estar ou não ligadas a doenças crônicas, sendo abertas a todos que buscam ter uma alimentação melhor. Elas ocorrem nas UBSs mediante encaminhamento do médico ou do enfermeiro.

Receitas da população
No início de fevereiro deste ano a Diretoria Técnica de Nutrição de Barueri teve a iniciativa de promover um compartilhamento de receitas saudáveis feitas pelas famílias de Barueri. Até o dia 10 de março as UBSs mantiveram urnas para coletar essas receitas deixadas pela população. A ideia é criar um livro virtual reunindo essas receitas às que já estão no material entregue pelos nutricionistas aos pacientes durante as consultas.

Ao todo 12 receitas foram selecionadas para compor esse material. A equipe criou o “Pitaco Nutricional” em algumas que poderiam receber substituições mais saudáveis sem comprometer o resultado: uma boa forma de entender como a alimentação do dia a dia pode ser aprimorada com adaptações simples.

Até o livro ficar pronto, conheça as pessoas que aceitaram o desafio e as receitas deixadas por elas:

– Suco verde
Adriana Francisca Gomes

– Sorvete saudável
– Omelete nutritiva

Gizelda Gomes de Menezes Franco

– Pão de frango
– Lasanha de abobrinha

Monica Marreginiele da Silva Araujo

– Pão forte
Nailsa Elias Martins

– Brigadeiro de casca de banana
– Geleia com a parte branca da melancia
– Pudim de casca de goiaba e geleia de goiaba
– Chips da casca da cenoura, suco de cenoura e docinho de bagaço da cenoura

Elsa de Toni Fonseca

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri