O umbigo é perigoso! Essa é uma das abordagens da Tia Civil em sua apresentação para as crianças da Emei do Complexo Educacional Professora Maria Meduneckas no Jardim Silveira. Neste caso, a fala lúdica e as expressões do universo infantil são para prevenir o afogamento. Água no umbigo, sinal de perigo. Há sete anos, o Projeto Defesa Civil na Escola vem trabalhando a prevenção de acidentes nas escolas da rede municipal.

Segundo Fabiana Queiroz, coordenadora de Programas e Projetos da Defesa Civil, que interpreta a divertida Tia Civil, aumentar a percepção de riscos das crianças deve ser feito de maneira leve para obter resultados. “A necessidade de falar sobre prevenção dentro ou fora da escola é muito grande, nós estudamos uma forma de falar na linguagem da criança de modo que ela fique distante dos acidentes”, explica.

Durante a aula, a turma aprende como se proteger de tempestades, enchentes e deslizamentos, além dos acidentes domésticos comuns às crianças. Em uma simulação, um dos alunos imita um super-herói e lembra que não consegue voar. “Os super-heróis voam, mas as crianças não. Trazemos as crianças à realidade. Nosso objetivo é que elas realmente entendam”, afirma a agente.

O destaque na aula vai além da memorização do número de emergência da Defesa Civil (199), mas também à compreensão de sua importância. Para a diretora da Emei, Denise Maria Feitosa, o conteúdo e as orientações foram ao encontro da realidade vivida diariamente pelas crianças. “Eles vieram com o conteúdo muito pedagógico e as crianças entenderam o recado”.

A ação não ficará apenas nas Emeis. No segundo semestre, entra em sala de aula o Projeto Agentes Mirins de Proteção e Defesa Civil, em que será a vez dos alunos do Ensino Fundamental aprenderem com os agentes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui