Integrantes do Conselho do Fundo Social de Solidariedade (biênio 2025 – 2026) reuniram-se na terça, dia 4 de fevereiro, na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads).
Damaris Piteri, presidente do Fundo Social deu as boas-vindas a todos, destacando a importância do trabalho dos conselheiros e o desejo de dar continuidade aos projetos e programas implantados pela ex-presidente Sônia Furlan.
A pauta principal do encontro foi a programação da Campanha do Agasalho 2025, a primeira grande ação do ano liderada pelo Fundo Social. A ideia é que ela seja iniciada já em abril com a captação de doações. Segundo Damaris Piteri, 2025 terá uma campanha como nos anos anteriores e beneficiará muitas famílias. Em 2024 foram atendidas 43.247 famílias com um total de 138.396 peças.
Adriana Bueno Molina, secretária da Sads e agora vice-presidente do Fundo Social enfatizou o bom trabalho das 25 ex-alunas dos Núcleos de Moda, que fizeram parte da Confecção Núcleo de Moda. Juntas, elas produziram 57.690 peças de agasalhos. A expectativa é que 30 costureiras sejam contratadas este ano.
Desde 2007, a Campanha do Agasalho de Barueri distribui somente peças novas.
Bazar Permanente
Outro assunto abordado na reunião foi o Bazar Permanente do Espaço Colaborativo, que funciona na sede da Sads. Durante todo o ano, o Bazar aceita doações de itens em bom estado, que são comercializados a preços populares. A renda conseguida é revertida para projetos do Fundo Social, como a Campanha do Agasalho, por exemplo.
Para Damaris Piteri é importante que haja ampla divulgação do Bazar pois há muitas pessoas que desejam ajudar e não sabem como fazer.
Sobre o Conselho
O Fundo Social de Solidariedade é formado por um Conselho Deliberativo, que tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para as ações que possam minimizar a vulnerabilidade social das famílias carentes de Barueri. Além disso, promove a união entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada em nome da solidariedade.
Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri
Crédito das fotos: Secom