O mês de janeiro está chegando ao fim e o retorno das aulas bate à porta. Para as famílias que não viajarão, os espaços públicos dos Complexos Educacionais, Culturais e Esportivos (CECEs) de Jundiaí, administrados pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), estão abertos para a diversão de toda a família. As práticas físicas ao ar livre proporcionam qualidade de vida e desenvolvimento saudável para as crianças.

A pequena Alice, com quase 4 anos, adora brincar no parque infantil do CECE Francisco Dal Santo. Sentada na areia, com baldes e pás, se diverte com os amigos que faz diariamente no espaço. “Trago a Alice todos os dias para brincar aqui no Centro Esportivo. É um espaço muito bacana para ela correr, brincar de escorregar e também brincar com outras crianças. É uma oportunidade de tirar as crianças de dentro de casa e levá-las ao ar livre, longe de TVs e celulares”, detalha a mãe Nathália Biazotto Piccolo.

Lilian Bastos dos Santos é mãe de Davi, de 1 ano e 11 meses. O pequeno também é fã das manhãs de diversão no Dal Santo. “Ele adora brincar aqui. Aproveita o parque, os brinquedos. É uma forma saudável de estimular o crescimento das crianças”, detalha.

Segundo a diretora do Departamento de Esporte Educacional e Participação, Márcia Pavan Guilherme, todos os espaços dos CECEs estão abertos para o uso da população. “A população pode usufruir das quadras, ginásio, parques e pistas durante o período de funcionamento, inclusive no período da noite, com o uso dos materiais, disponibilizados pela administração de cada CECE. Incentivar a prática de atividades físicas, seja por caminhadas, modalidades esportivas ou apenas brincadeiras com as crianças, fazem parte das metas estabelecidas pela gestão da UGEL”, comenta.

Confira os endereços dos CECEs e horários de funcionamento.

E não são apenas as crianças que se divertem nos espaços públicos. José Ferreira de Souza faz uso da quadra de futebol society do CECE Dal Santo, três vezes por semana. “Temos um grupo de amigos que trabalham em restaurantes da cidade e que se reúne às segundas, quartas e sextas-feiras para jogar aqui na quadra. O espaço é ótimo. Antes, só tínhamos oportunidade em espaços particulares. Agora podemos nos divertir e fazer o condicionamento físico, de graça”, comenta.