Este ano a Prefeitura de Barueri fez grandes investimentos no setor de oftalmologia da rede pública de saúde, que tem uma demanda expressiva. A ampliação do serviço contou com a contratação de clínicas particulares, para ajudar a diminuir as filas do setor, e também de forma bastante vultuosa na Policlínica da Cruz Preta / Engenho Novo, que desde fevereiro ganhou toda uma ala dedicada especificamente à oftalmologia, desafogando ainda mais a fila. 

 O serviço cresceu tanto em termos de tecnologia, com a compra de equipamentos de última geração, quanto em termos de atendimento, que passou de 212 para 1.700 ao mês. Para tanto também foram contratados mais médicos – todos com especializações em diferentes áreas da oftalmologia. “Para se ter uma ideia, nós temos um neuro-oftalmologista que é o único da cidade”, destaca a diretora administrativa da Policlínica, Patrícia Machado.  

 Aqui a gente desempenha um papel diferenciado, destaca o médico oftalmologista Emílio Rodrigo Scheiber, responsável pelo setor na Policlínica. “A gente tem acesso a várias tecnologias que antes eram só da iniciativa privada e trouxemos para o atendimento público. Equipamos bastante a oftalmologia com o que há de mais moderno no mercado justamente para oferecer um atendimento melhor à população”, destaca o médico.  

 De acordo com o líder, a aparelhagem nova proporcionou uma maior precisão dos diagnósticos, além de maior agilidade e comodidade para o paciente. Todos os processos foram informatizados, possibilitando que os exames sejam digitais, que possuem ótima resolução e qualidade de imagem.  

 A unidade está preparada para qualquer tipo de atendimento relacionado à saúde dos olhos, tanto em consultas quanto em exames. Topografia computadorizada da córnea, campimetria computadorizada, retinografia, paquimetria ultrassônica e documentação fotográfica do nervo óptico são alguns dos exames e procedimentos disponíveis na unidade.  

 A ampliação também ocorreu no corpo clínico, que tinha dois médicos e hoje conta com nove. “Temos especialistas em retina, em córnea, em câncer oftalmológico tanto adulto quanto infantil, dentre outros. Conseguimos montar um grupo seleto de especialistas”, afirma, orgulhoso, Emílio.  

 A maior demanda atualmente é por consultas e um dos grandes diferenciais já começa por aí. Antes de chegar ao médico o paciente passa por uma triagem na qual faz a aferição da tonometria do olho, que é a medida da pressão intraocular, passa por uma máquina de autorrefração automatizada pra ver o grau aproximado da vista, por uma verificação da acuidade visual e só então vai ao consultório oftalmológico. 

 De posse de todas essas informações levantadas previamente, o profissional tem condições de realizar diagnósticos mais completos e seguros. E se forem solicitados outros exames, eles podem ser feitos na própria Policlínica. “Qualquer segmento da oftalmologia nós temos condições de fazer o diagnóstico aqui”, garante o oftalmologista Emílio.  

 “A maioria dos pacientes quando vão à consulta oftalmológica não é submetida a todos esses exames que a gente faz de pré-triagem, aqui ele acaba fazendo algo a mais. A gente faz isso pra ajudar o nosso profissional a realizar um atendimento melhor e para que o paciente sinta uma acolhida diferenciada. Costumamos fazer isso no particular, em sistema público de saúde eu nunca tinha feito, a gente faz só aqui”, ressalta o especialista.  

 Todos os serviços realizados pela Policlínica ocorrem por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A oftalmologia é a única especialidade que pode ser agendada diretamente pelo site (www.barueri.sp.gov.br) ou via APP Barueri, sem que o paciente precise passar antes pelo clínico geral. O sistema irá encaminhá-lo à unidade de saúde apropriada de acordo com a disponibilidade de vagas. O serviço é destinado a crianças e adultos e, no caso da Policlínica, ocorre de segunda a sábado.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui