A comemoração do Dia Internacional da Mulher desta terça-feira (dia 8 de março) conduzida pela Secretaria da Mulher sob o tema “Elas para capacitar, empoderar e inspirar” teve como proposta incentivar mulheres à autonomia financeira por meio da capacitação e empreendedorismo. 

O evento realizado na Secretaria da Mulher (Vila Porto) e que contou com a presença de autoridades como o secretário de Obras Beto Piteri, a deputada federal Bruna Furlan e a presidente do Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia, Sônia Furlan, foi marcado pelo discurso de valorização da força feminina, união e representatividade. 

“Este espaço, quando foi inaugurado, eu era secretário de Obras e isso é motivo de orgulho, pois esta estrutura foi pensada para atender diretamente a mulher. Aqui, onde acontece cursos e atividades, as oportunidades são criadas”, disse Beto Piteri. 

Para a presidente do Fundo Social, Sônia Furlan, a melhor forma de ter igualdade é incentivar mulheres a ocuparem os espaços políticos e lutarem por mais direitos.   

“Apesar de muitos avanços ainda não atingimos a plenitude. Como pode um ser que tem o dom de gerar a vida e proteger, sofrer tanto com a violência? Precisamos nos unir, precisamos que mulheres defendam outras mulheres, porque somos nós que sabemos pelo que lutamos”, ressaltou a primeira-dama.  

Mais poder para elas 
Com a proposta de um bate-papo, a Secretaria reuniu mulheres atuantes em diversas áreas para falar sobre empreendedorismo, empoderamento e autonomia financeira feminina.  

“O nosso espaço foi inspirado na antropóloga Ruth Cardoso, essa mulher que tanto inspirou. E que a nossa vida, nossa história, nosso dia a dia também inspirem outras mulheres. Nós não temos que competir, e sim torcer pelo sucesso do outro. Quando você torce pelo outro, você cresce junto. Vamos torcer umas pelas outras”, declarou a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza, que abriu a roda de conversa.  

“O melhor presente para nós é o respeito. A gente precisa disso a cada segundo de nossas vidas, seja dos nossos colegas de trabalho, filhos e companheiros. Se não houver o respeito, a luta será em vão”, disse Fabíola Sarcinella, presidente do Conselho Municipal da Mulher de Barueri. 

A pedagoga Damaris Piteri ressaltou sobre o respeito mútuo e enfatizou a importância de lutar contra a violência doméstica. “Que sejamos pacientes, porém intolerantes com a violência contra a mulher”, enfatizou. 

A empresária Aline Santiago acredita que a melhor forma de empoderar a mulher é através da autonomia financeira. “A mulher empoderada é mulher com dinheiro no bolso. Quando você tem o seu dinheiro, você faz escolhas e toma decisões e pode também ajudar outras mulheres. Nós não somos concorrentes, somos parceiras”, disse Aline. 

A coordenadora de Comunicação e Projetos de Inovação do Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri (Cit), Érika Alves, falou sobre a necessidade de ter mais mulheres no mercado tech e sobre a importância do networking feminino. 

“Faço parte de um grupo composto por mais de duzentas mulheres na área de TI. Lá fomentamos cursos gratuitos na área da tecnologia e vagas de emprego. Ao invés da gente querer competir sobre quem é a mais bonita ou mais inteligente, que tal pensarmos sobre quem eu posso ajudar mais?”, enfatiza Érika. 

Feira das Empreendedoras  
No dia 8 de março começou a Feira das Empreendedoras, que tem o objetivo de fortalecer e valorizar as mulheres empreendedoras da cidade.  

A Feira seguirá até o dia 10 de março, das 9h às 16h, no estacionamento da Secretaria da Mulher, que fica na avenida Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto. São diversas barracas oferecendo produtos variados. Tem artesanatos, cosméticos, bijuterias, decoração, doces, salgados e muito mais.  

Ao longo de todo mês de março, até o dia 31, a Secretaria da Mulher está promovendo uma série de eventos para celebrar a importância da mulher. Confira a programação completa AQUI.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri