Encontro do Faísca Científica é um projeto de extensão universitária onde jovens de Ensino Médio podem expor resultados de seus estudos e participar de rodas de conversas.
Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Antônio Furlan, de Barueri, participaram do primeiro encontro do Faísca Científica. Organizado pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o evento focou em trazer uma abordagem transdisciplinar, desenvolver o pensamento científico e promover o amadurecimento da escrita de alunos de primeira e segunda séries do Ensino Médio.
Foram 17 trabalhos escolhidos para exposição, que ocorreu no mês de agosto, e teve ainda debates, rodas de conversa e um tour pela Unicamp. “Nossos alunos visitaram a universidade, conheceram diversos departamentos e tiveram a oportunidade de vivenciar um ambiente de desenvolvimento acadêmico”, pontua o coordenador de cursos Mikel Eduardo de Mello.
Projeto de iniciação científica
Buscando resgatar o interesse dos jovens pelas ciências e suas tecnologias aplicadas ao cotidiano, a Etec desenvolve, desde 2022, um projeto de iniciação científica para o Ensino Médio. “Com esse projeto, buscamos estabelecer alguns objetivos, como estimular o pensamento científico, desenvolver habilidades de pesquisa, fomentar a curiosidade e a criatividade e promover a integração interdisciplinar”, informa.
Atualmente, 480 alunos participam do projeto e todos os estudantes do Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Recursos Humanos e Informática podem se inscrever.
Fonte: CPS (Centro Paula Souza)
Crédito das fotos: Divulgação