Ex-presidente e mais sete réus respondem por tentativa de golpe de Estado; sessões começam nesta terça (2)

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete acusados de articular uma trama golpista após as eleições de 2022. O caso será analisado pela Primeira Turma da Corte, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

O rito começa com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, seguida pela manifestação da Procuradoria-Geral da República e, depois, das defesas. Cada advogado terá até uma hora para se pronunciar. Em seguida, os ministros apresentarão seus votos, definindo condenação ou absolvição dos réus.

Foram reservadas cinco sessões, marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Entre os acusados estão ex-ministros, militares e aliados de Bolsonaro. Eles respondem por crimes como golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa armada.

Segundo apuração da CNN, a condenação de Bolsonaro é considerada provável, embora ainda haja expectativa de divergência entre os ministros na definição da pena.

 

Fonte: Redação