Todos os anos um grande evento mobiliza a Aliança pela Infância – um movimento internacional por uma infância digna e saudável – e todos os seus núcleos espalhados pelo Brasil: é a Semana Mundial do Brincar (SMB), iniciativa criada para celebrar o brincar livre como um meio que incentiva o desenvolvimento das crianças e permite que elas vivenciem sua criatividade e imaginação. Em Jundiaí, as atividades tiveram início no última quarta-feira (22) nas 110 escolas da rede municipal, envolvendo não só as crianças mas também seus familiares e a comunidade.

Segundo a diretora do departamento de Educação Infantil da Unidade de Gestão da Educação (UGE), Thais Silva Nonô, as escolas já contam habitualmente com brincadeiras e atividades criativas, mas durante esse período as ações são intensificadas. “Até o próximo dia 31 de maio teremos uma programação específica, integrando inclusive a família”, afirmou.

As brincadeiras são variadas, conta a diretora da UGE. “Há tudo que se possa imaginar: desde as mais tradicionais, como ciranda e oficinas de música, até algumas mais modernas, utilizando elásticos e acessórios”, diz. Também constam na programação desafios motores, piquenique, capoeira e dança indígena; e, entre as atividades que envolvem também a família, estão oficina de brinquedos e teatro.

“As brincadeiras são importantes para as crianças porque elas aprendem a interagir, conviver em sociedade e conhecem as potencialidades e limites do próprio corpo”, ressalta a diretora. “Além disso aprendem regras, diferentes papéis sociais, a ganhar e perder, enfim, desenvolvem-se nos aspectos físicos, motores, sociais, cognitivos e afetivos, mas o mais importante é que se sintam felizes brincando e sendo crianças”.