Após ampla reforma e ampliação, unidade da região da Fazendinha poderá atender até 1.440 estudantes e será reinaugurada em fevereiro

A Etec (Escola Técnica Estadual) Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera, localizada na região da Fazendinha, passou por uma ampla reforma e expansão que modernizou completamente sua estrutura. Com as obras praticamente concluídas, a unidade aumentou em 82,5% sua capacidade de atendimento, saltando de 789 para até 1.440 estudantes.

A previsão da Prefeitura de Santana de Parnaíba é que a reinauguração da escola ocorra no próximo mês, após a finalização dos últimos ajustes. As melhorias ampliaram significativamente os espaços pedagógicos e ofereceram novas possibilidades de aprendizagem aos alunos.

Com a reforma, a Etec passou a contar com 18 salas de aula — três a mais do que anteriormente —, além de nove laboratórios de informática, três deles recém-construídos. A unidade ganhou ainda um laboratório de química, inédito na escola, dois laboratórios gerais e quatro salas de estudos avançados, voltadas ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Outras melhorias incluem a ampliação da cozinha e do refeitório, a construção de um palco para apresentações culturais, a modernização da biblioteca e a implantação de novos vestiários, sendo um deles adaptado para pessoas com deficiência (PcD). Também foram realizados reparos elétricos e hidráulicos, pintura geral, troca de pisos e telhados, além da instalação de nova cobertura na guarita.

Cobertura da quadra é destaque

Um dos principais destaques da obra é a cobertura da quadra esportiva, uma antiga reivindicação dos alunos que agora se torna realidade. Além da cobertura, o espaço recebeu nova pintura, troca do piso e do alambrado.

A nova estrutura garante maior conforto e segurança aos estudantes, protegendo-os do sol, da chuva e do vento, além de permitir a realização de atividades e eventos em qualquer condição climática. A medida também contribui para a redução de custos com manutenção, ao preservar o piso e os equipamentos esportivos contra desgastes e infiltrações.

Investimento

Criada por lei em 2012, a Etec Bartolomeu Bueno da Silva ampliou, ao longo dos anos, a oferta de cursos e vagas. No entanto, a estrutura já não comportava as novas demandas. Diante disso, a prefeitura iniciou os processos licitatórios em 2023, com a assinatura dos contratos no ano seguinte.

O investimento total da administração municipal na reforma, ampliação da escola e construção da nova cobertura da quadra foi de R$ 6,4 milhões. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a qualidade do ensino público em Santana de Parnaíba, desde a educação infantil até o ensino técnico e superior.

Fonte: Secom Santana De Parnaíba