Município não registra seis tipos de crimes e apresenta redução de 24,5% nos índices criminais em 2025
Santana de Parnaíba reafirma sua posição como a cidade mais segura da Região Metropolitana de São Paulo e do Brasil. De janeiro a maio de 2025, o município registrou queda significativa em diversos indicadores de criminalidade, incluindo redução de 41% nos casos de violência doméstica somente no mês de junho, conforme dados do Infocrim/SP.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, não houve registro de seis tipos de crimes entre maio de 2024 e maio de 2025, entre eles: estupro, latrocínio, homicídio doloso, tentativa de homicídio, roubo de veículos e roubo de cargas. Ao todo, a cidade teve redução de 24,5% nos crimes monitorados, com destaque para:
-
50% menos estupro de vulnerável
-
40% menos estupros
-
25% menos tentativas de homicídio
-
13% menos roubos
-
50% menos roubos de cargas
-
7,8% menos furtos de veículos
Esses resultados são reflexo dos investimentos constantes da prefeitura na segurança pública, incluindo a inauguração das novas delegacias da Polícia Civil e da Defesa da Mulher, ambas equipadas com infraestrutura moderna e acolhimento humanizado.
Além disso, está em construção um novo Complexo de Segurança com sede para a Guarda Civil Municipal, que terá mais de 4 mil m² de estrutura para fortalecer ainda mais o policiamento e a prevenção na cidade.
A gestão municipal segue comprometida com a proteção e bem-estar da população, consolidando Santana de Parnaíba como referência nacional em segurança urbana.
Fonte: Secom Santana de Parnaíba