O prefeito de Osasco, Rogério Lins, e o secretário de Saúde, José Carlos Vido, acompanharam nesta semana o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Policlínicas, de segunda a sexta-feira, até o dia 1º de junho.
Durante sua passagem pela Policlínica Dr. João Domingos Correa, na Zona Sul, o prefeito aproveitou para anunciar aos munícipes que aguardavam o atendimento que o Dia D da vacinação ocorrerá no dia 12 de Maio, das 8h às 17h, nas UBSs. Importante ressaltar que o Dia D atenderá somente o grupo prioritário. A diretora da unidade Marilda Barroso de Almeida acompanhou a visita.
“Prevenir é o melhor caminho. Inicialmente estão sendo vacinados os grupos prioritários porque são mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrem mais com seus sintomas e desdobramentos”, disse.
Esta é a 20ª da campanha e a estratégia de vacinação é definida pelo Ministério da Saúde a fim de reduzir os impactos do vírus influenza em todo o país. A gripe causa sintomas como febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo, e se não for bem tratada pode ocasionar complicações como pneumonia e infarto.
O grupo prioritário é composto por:
- Crianças de 6 meses a 5 anos;
- Pessoas com mais de 60 anos;
- Gestantes;
- Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias;
- Profissionais da saúde;
- Professores das redes pública e particular;
- População indígena;
- Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide;
- Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia;
- Portadores de trissomais, como as síndromes de Down e de Klinefelter;
- Pessoas privadas de liberdade, e
- Adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Fundação Casa.