Semana passada aconteceu uma bonita cerimônia de encerramento da terceira turma do projeto Música e Artes ao Ar Livre. Cerca de 200 alunos, que desde o início do ano participam do projeto, integraram o evento.
Os jovens contaram com aulas de violão, violino, violoncelo, teclado, clarinete, flauta transversal, órgão, saxofone e artes (desenho e pintura). Todos os instrumentos e materiais para as aulas são fornecidos pela Secretaria de Educação de Barueri.
A implantação das atividades teve o objetivo de incentivar o envolvimento dos estudantes da rede de ensino com música e artes e, ao mesmo tempo, estimular o processo de aprendizagem. Já foram expressivos os avanços e benefícios na vida dos alunos que frequentaram as aulas do projeto implantado em agosto de 2017.
O concerto de encerramento emocionou familiares, professores e gestores da Secretaria de Educação que compareceram ao auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP), nos períodos da manhã e da tarde.
Pintura e Desenho
As turmas que aprenderam técnicas de pintura e desenho já produziram verdadeiras obras de artes. Na manhã da segunda-feira (dia 1º) compareceram aos jardins do CAP para receberem os certificados, oportunidade em que levaram para casa todos os desenhos e quadros produzidos desde o início do curso.
Neste segundo semestre, novas turmas de alunos terão a oportunidade de participarem do projeto que já beneficiou cerca de mil estudantes.
Melhoria na aprendizagem
Estudos apontam que crianças e adolescentes que estudam música têm notas melhores em disciplinas como matemática, ciência e língua portuguesa. As atividades musicais estimulam concentração, raciocínio, trabalho em equipe, autoestima e sociabilização,