Na quinta-feira (dia 28), a Prefeitura de Barueri realizou a entrega oficial do novo Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno, que fica em prédio anexo ao Hospital Municipal de Barueri (HMB). A infraestrutura está pronta e completa.
O tratamento de diálise já era ofertado anteriormente pelo município, com o total de 24 máquinas. Com a criação do Centro, o serviço foi ampliado: agora são 68 estações modernas e confortáveis com capacidade para três atendimentos diários cada uma. Isso eleva os atendimentos de 60 para mais de 200 por dia.
“Quem faz hemodiálise normalmente faz três sessões por semana, sessões de quatro horas. O maior sofrimento é quando a pessoa tem que se deslocar de Barueri, pegando trânsito. E depois da hemodiálise ela sai debilitada”, declarou o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, informando que a capacidade do novo equipamento é bem mais do que suficiente para suprir a demanda local atual.
Mais qualidade de vida aos pacientes
O ganho na qualidade de vida desses pacientes também foi destacado pelo médico nefrologista do HMB, Agostinho Filgueira Neto, responsável pelo setor. “A gente tem pacientes que são munícipes e que estão fazendo diálise em São Paulo e em diversos outros locais. O impacto inicial é que esse munícipe vai poder realmente fazer diálise na sua cidade, próximo da residência. Muda muito em termos de qualidade do tratamento e ele não vai precisar acordar às 4 da manhã, ficar no trânsito, vai estar próximo de casa, dos familiares e até do hospital no caso de alguma intercorrência e isso impacta muito na qualidade de vida do paciente”, frisou.
Com o investimento realizado pela Prefeitura, o plano é mais do que triplicar os atendimentos gradativamente. “Queremos, de início, já dobrar o número de atendidos numa primeira etapa e que será aumentada progressivamente até uma expectativa de chegar à capacidade total de funcionamento, tendo até três vezes e meia o número do que a gente atendia”, disse Agostinho.
Maior do Brasil
O tamanho do novo Centro de Hemodiálise impressiona. O secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez Mate
“É um dia inesquecível para Barueri porque é uma obra realmente inovadora, um centro de hemodiálise que não tem em nenhuma prefeitura do Brasil. Não há uma obra igual a essa, não só em espaço físico, em qualidade de construção e esmero, como também em número de máquinas de hemodiálise apenas com o convênio SUS. Hoje a gente faz 1.600 hemodiálises por mês, vamos passar para 3.200 a 3.500 hemodiálises mensais”, celebrou o secretário da pasta.
Os atendimentos no novo Centro de Hemodiálise de Barueri começarão no dia 10 de abril, após serem concluídas as análises microbiológicas a que todo equipamento dessa natureza precisa se submeter. A Secretaria de Saúde fez questão de adiantar-se com as análises técnicas, enviadas a uma empresa especializada, para que a unidade entre em funcionamento o mais breve possível.