O prefeito de Osasco, Rogério Lins, participou da cerimônia de aniversário de 33 anos de criação do Comando Regional de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M-8) de Osasco, situado na Avenida Cruzeiro do Sul, no Jardim Rochdale.

Durante o ato, do qual também participaram o secretário estadual de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, o comandante da CPA/M-8, coronel Ricardo Tahara, o secretário de Segurança e Controle Urbano do município, José Virgolino de Oliveira e o comandate da Guarda Municipal, Raimundo Pereira Neto, foram inaugurados o Memorial dos Heróis Tombados em Serviço, a galeria com retratos de ex-comandantes do CPA/M-8, e a sala do Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar (PAAPM). Familiares de soldados homenageados com a criação do memorial acompanharam a cerimônia.

“O Brasil tem heróis, que juraram bandeira e foram ao extremo no cumprimento de suas tarefas na defesa da sociedade, com propósito e honra”, disse Pires de Campos.

A unidade foi implantada oficialmente em 10 de abril de 1986, com a inauguração da sede em novembro do mesmo ano. O CPA/M-8 possui sete batalhões: 14º, 20º, 25º, 33º, 36º, 42º e o 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). Policiais deste último saíram às ruas após a cerimônia para realizar operações em Osasco e Carapicuíba.

Os batalhões acima citados são responsáveis pelo policiamento em Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Vargem Grande Paulista, Taboão da Serra, Embu, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra.

Ainda este ano o 2º Batalhão da PM contará com nova sede, no Jardim D’Abril. As obras estão em andamento e foram viabilizadas graças a uma parceria estabelecida entre a Prefeitura e a iniciativa privada.

Além de zelar pelo patrimônio público, a Prefeitura também reforçou as ações de segurança pública no município com a contratações de 200 novos guardas civis  municipais (dobrou o efetivo) no ano passado e alugou novas viaturas e motocicletas para reforçar o patrulhamento na cidade, contribuindo assim com o trabalho feito pelas polícias Civil e Militar.

A Prefeitura também está instalando mais de 300 câmeras de monitoramento que serão interligadas aos aplicativos Detecta e Vigia Osasco. O Detecta, como o nome sugere, é capaz de identificar, por exemplo, veículos com queixa de roubo, e dispara as informações para o Centro de Operações Integradas (COI), que automaticamente comunica o patrulhamento de rua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui