O prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhou a visita do governador Márcio França a Osasco e na entrevista coletiva que concedeu na sede do jornal Diário da Região.
Na conversa com jornalistas, Márcio França foi abordado sobre diversos temas, como segurança pública, educação, saúde e saneamento. Como ex-prefeito de São Vicente, ele se mostrou solidário à situação dos municípios, que também sentem os reflexos da crise econômica.
O governador aproveitou a passagem pela cidade para anunciar que a partir do próximo ano Osasco vai integrar o programa Alistamento Civil, que ele implantou em São Vicente, quando foi prefeito da cidade, e que agora pretende estender a todo o Estado. “Em Carapicuíba começa agora em agosto, com mil jovens de 18 anos. Em Osasco será em 2019, também com mil jovens. Quando fui prefeito, fizemos uma pesquisa e levantamos que 56% dos que foram para os presídios tinham 18 anos e que todos os anos morriam entre oito e dez jovens. Após a implantação do programa, esses índices caíram e, nos últimos dez anos, nenhum jovem morreu vítima da violência. Temos de tirá-los da situação de vulnerabilidade social, dando oportunidades e trazê-los para o lado do bem. Do contrário, seguiremos enxugando gelo”, discursou. A intenção do governo é criar o alistamento para 100 mil jovens nos próximos anos.
Pelo programa, todos os jovens em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 18 anos, serão convidados a participar do “alistamento civil”, por meio do qual serão remunerados e trabalharão por um ano em órgãos públicos. No período, receberão treinamentos sobre legislação de trânsito, primeiros-socorros, turismo e atendimento ao público, além da obrigatoriedade de participação em cursos técnicos profissionalizantes.
No encontro com o governador, Lins aproveitou para tratar de temas de interesse da cidade, como a construção de uma nova alça de acesso a Osasco pela rodovia Castello Branco. “Em todos os meus encontros com o governador ele sempre se mostrou um entusiasta da ideia e autorizou o envio de um projeto, que prevê a criação dessa nova faixa na Avenida Maria Campos, para a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo)”.
Também acompanharam a visita, a vice-prefeita, Ana Maria Rossi, o deputado estadual João Caramez, os prefeitos de Pirapora, Gregório Maglio, de Carapicuíba, Marcos Neves, e alguns vereadores.