O trabalho desenvolvido ao longo de mais de 20 anos pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) da Prefeitura de Jundiaí foi apresentado, na manhã desta sexta-feira (13), ao presidente da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), durante encontro no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr Nicolino de Luca, o Bolão.

“Jundiaí tem trabalho reconhecido nacionalmente pela qualidade das atividades e resultados obtidos com nossos atletas do PEAMA integrando as equipes da Seleção Brasileira e representando o País no exterior. Mas o esporte não é direcionado apenas para as competições. É uma ferramenta de inclusão social. A parceria com a Special Olympics amplia a projeção das atividades proporcionando experiências e enriquecimento cultural”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Trientini.

O presidente da Federação Nacional das APAEs, José Toruzi, conheceu o modelo aplicado em Jundiaí e participou de videoconferência com representantes da entidade internacional, com o objetivo de difundir o modelo adotado em outras regiões do País. Atualmente, a APAE está inserida em 2,2 mil cidades de 26 estados e a Special Olympics em 50 cidades de sete estados. “Há espaço para parcerias”, comentou.