Nesta terça-feira (27), a coordenadora do Núcleo de Direitos da Mulher na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Paula Sant’Anna Machado de Souza, esteve no Paço Municipal para comandar uma palestra sobre os 13 anos da Lei Maria da Penha, comemorados este mês, e os seus impactos na sociedade. O evento foi promovido pela Assessoria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Durante a palestra, a Defensora Pública, dra. Paula fez uma retrospectiva dos avanços conquistados pelas mulheres desde 1.800, como, por exemplo, o direito ao voto. A questão da prevenção à violência de gênero foi um dos temas principais debatidos no encontro.

Para Penha Maria Camunhas, Assessora de Políticas para Mulher, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), a iniciativa reforça o trabalho de prevenção à violência contra a mulher que vem sendo desenvolvido pela Assessoria nos últimos dois anos, em parceria com as Unidades de Gestão da Prefeitura. “É importante divulgar cada vez mais a existência da lei e dar destaque também para toda a rede de acolhimento que existe para mulheres vítimas de violência. Ao saber do apoio que recebe, isso encoraja as vítimas a denunciarem os seus agressores”, comenta.

Em Jundiaí, um avanço importante conquistado nesse sentido é a Patrulha Guardiã Maria da Penha, resultado de uma Lei Municipal assinada pelo prefeito Luiz Fernando Machado. “Os guardas municipais foram treinados e vêm fazendo um trabalho preventivo muito importante”, destaca Penha.