A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social, sediou o IX Diálogos do SUAS: Serviços e Programas do SUAS – “Cotidiano da prática institucional”, em parceria com a Editora Paulus, no auditório do Centro de Formação dos Professores, na quarta-feira, 7/11.

A secretária de Assistência Social, Elsa Oliveira, disse que encontros como esse são fundamentais, “para que possamos fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como política de assistência social no nosso município”. Elsa defendeu as discussões e estudos sobre o tema, a fim de qualificar as equipes, deixando-as preparadas para atender cada vez melhor os munícipes.

Elsa também falou sobre sua equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e agentes de proteção social que, embora não sejam técnicos, executam a política de ação social. “A gente sabe o quanto esse trabalho é essencial e que exige muita dedicação, tempo e amor de nossos profissionais. Por isso promovemos essa troca de informações, sempre visando a qualidade no atendimento”.

A gerente do Departamento de Assistência Social da Paulus, Dulcinéia Reginato Francisco, disse que há 10 anos discutem o programa e as ações do SUAS, para que sejam consolidados. “Nós, gestores, trabalhadores e instituições, sabemos que essa política tem um papel muito importante”.

Palestras

O evento contou com uma programação de palestras: “A atuação interdisciplinar no SUAS” com Renata Ferreira; “Orientador social e a prática cotidiana no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos” com Agnaldo Jeremias; “Família, fortalecimento de vínculos e o trabalho na rede, possibilidades e desafios” com Sama Kelly Xavier e Silva; “O controle social” com Ivana Azevedo Martins; “Cuidando da saúde emocional e o bem-estar na vida pessoas e profissional” com Luciano Costa, e “As competências do SUAS em situações de violência intrafamiliar” com Cristiane Paccola.

Também participaram das atividades, a secretária-adjunta Deisi Ventura, o coordenador do núcleo PAULUS, Aurimar Pacheco Ferreira, a coordenadora de projetos, Elisandra Aparecida de Oliveira, e os analistas de projetos, Alberto Nascimento Filho e Miralva Lopes, além da gestora do CEU das Artes Camila Rossafa, Gilma Rossafa.