Todos os cerca de 300 ônibus que integram a frota do sistema de transporte coletivo de Jundiaí contam, desde o ano passado, com 4 câmeras de vigilância instaladas em cada um deles. A implantação das câmeras integra o programa Mobilidade Total e tem como objetivo coibir atos de vandalismo dentro dos veículos, além de servir como uma importante ferramenta de apoio à Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) nos esforços para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população.

Com as câmeras, a UGMT consegue verificar, por exemplo, se uma reclamação feita por um usuário no 156 é procedente e o que pode ser feito para solucionar o problema. Os veículos contam, também, com GPS que permite o acompanhamento do trajeto realizado pelos motoristas.

O programa Mobilidade Total, lançado nesta gestão, inclui uma série de iniciativas que visam aprimorar o serviço de transporte coletivo da cidade. Além das câmeras e do GPS, outras medidas já foram implantadas foram a criação de uma Central de Supervisão da Operação, pagamento da passagem com cartão de crédito, débito e carteira digital e revitalização dos sete terminais urbanos (grafite, pintura de paredes, nova sinalização e reforma de banheiros), entre outras.