O Hospital Municipal de Barueri (HMB) Dr. Francisco Moran esteve, recentemente, na UTI. Mas o quadro começou a evoluir desde o ano passado, quando em julho foi assumido por uma nova gestora. O diagnóstico mudou e, desde então, há ótimos resultados que comprovam a recuperação rápida do equipamento que atende milhares de pessoas todos os dias.

Já no final de 2017, o Hospital realizou com sucesso suas primeiras cirurgias neurológicas, serviço de cirurgia cardíaca, marca-passo e hemodinâmica. “O HMB está concluindo o projeto de um serviço de atendimento em cardiologia de alta complexidade, com a implantação de uma unidade de hemodinâmica para a realização de exames de cateterismo e colocação de stent, tanto ambulatorial quanto em emergência. Será implementado também o serviço de cirurgia cardíaca com enfoque em cirurgias de revascularização do miocárdio e demais procedimentos que necessitam de circulação extracorpórea”, esclarece a diretoria do equipamento.

O Hospital também conta com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, das quais já foram realizadas duas captações em 2017. Além disso, há o PACS – sistema de armazenamento de disponibilização de imagens radiológicas digitais.

O controle de infecção hospitalar também tem dado orgulho. Mantido sob rígidos protocolos racionais de uso de antibióticos e medidas de prevenção, não foi registrado um único surto em nenhuma das unidades de internação nos últimos seis meses.

Como os investimentos em saúde não param, em breve chegará o novo arco de Raio X portátil para centro cirúrgico, camas elétricas para UTI e enfermarias e também a renovação dos computadores, somando 258 ao todo.

 

A casa é sua

O Programa de Internação Domiciliar (PID) do HMB tem como objetivos principais desospitalizar pacientes com possibilidade de atendimento e acompanhamento domiciliar durante toda fase aguda da doença.

Pacientes internados nesse regime têm o conforto de atendimento médico, de enfermagem, fisioterapia, psicologia e até coleta de exames no conforto de suas casas com uma assistência de 24 horas por médico e enfermagem.

Em setembro a meta mensal de 90 admissões de pacientes com perfil para o PID foi alcançada e a taxa tem se mantido em equilíbrio desde então.

 

Pesquisas de satisfação medem qualidade de equipamentos de saúde

Os investimentos em saúde que vêm sendo realizados em Barueri – incluindo profissionais especializados, infraestrutura, equipamentos de última geração e humanização, dentre outros – vêm transformando queixas em elogios. E esse é o objetivo: a satisfação de quem busca atendimento e a eficiência de quem o presta. Prova disso está nas pesquisas de satisfação realizadas pelos próprios equipamentos de saúde junto aos pacientes, que a cada atendimento se submetem a um questionário de avaliação do serviço. Além desse retorno, todos possuem canais que permitem à população deixar sugestões, elogios ou queixas registradas. Com relação às queixas, as equipes têm sido ainda mais exigentes: sempre que aparece uma reclamação, ela é encaminhada ao setor responsável que tem um prazo de dois dias para analisar e tomar as devidas providências para a correção do problema. Todo esse material coletado resulta em um valioso banco de dados que analisa tudo cuidadosamente e avalia as melhorias que precisam ser feitas constantemente.

 

Policlínica do Engenho – 99% de aprovação

A Policlínica da Cruz Preta / Engenho Novo alcançou índice médio de satisfação de 99,74% no final de 2017. Além de responderem às pesquisas, os usuários ainda fazem questão de deixar mensagens sobre o serviço. “Atendimento excelente, qualidade de primeiro mundo. Tem uma equipe que se compromete com o trabalho, da faxineira ao médico”, escreveu o munícipe Carlos Gomes Vieira.

PS do Imperial – 98% de aprovação

No Pronto-Socorro José Agostinho dos Santos, do Parque Imperial, inaugurado há pouco mais de três meses, a pesquisa também é levada a sério e os resultados são de dar orgulho. Das mais de 1.500 pessoas entrevistadas até agora, 98% afirmaram estar satisfeitas ou muito satisfeitas com os serviços prestados.

Policlínica do Silveira – 99% de aprovação

A Policlínica do Jardim Silveira vem colecionando usuários satisfeitos. De acordo com as pesquisas de dezembro, que somam a participação de 730 pessoas, 99,96% classificaram o serviço como ótimo ou bom. O levantamento inclui perguntas sobre os atendimentos da recepção, da enfermagem, do médico e a limpeza do local.

PS do Engenho – 90% de aprovação

O Pronto-Socorro do Engenho Novo também realiza a pesquisa com todos os pacientes que buscam atendimento. No último levantamento, o PS alcançou índice de 90% de satisfação. E bons relatos não faltam: “Sempre prefiro vir para cá. Além de estar perto de casa, os médicos, enfermeiros e toda a equipe atendem a gente muito bem”, relatou a usuária Maria Cristina Augusto.

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