Reconhecimento internacional destaca políticas públicas que unem inovação, inclusão social e alfabetização midiática
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SIT), foi homenageada com o prêmio “Embaixador Espaços Urbanos MIL (Media and Information Literacy)” durante o II Encontro Internacional das Cidades Inteligentes às Cidades MIL, realizado na Universidade de São Paulo (USP).
A premiação reconhece o trabalho desenvolvido pela gestão municipal em políticas públicas que unem inovação tecnológica, inclusão social e alfabetização midiática, alinhadas aos pilares da UNESCO para as Cidades MIL: Cultura, Competência Midiática e Governança Informacional.
Participação no encontro internacional
O evento, que reuniu especialistas e gestores de várias partes do mundo, teve como objetivo destacar a importância de iniciativas intersetoriais voltadas à alfabetização midiática e informacional (AMI).
Representando Barueri, o secretário da SIT, Jonatas Randal, participou do Painel 1 – Políticas Públicas e Desafios da Educação da Alfabetização Midiática em Tempos de Inovação e Inteligência Artificial. Ao lado de pesquisadores e gestores, ele discutiu o papel do Estado, da sociedade civil e de instituições educacionais na promoção da AMI.
Na ocasião, Randal recebeu oficialmente o prêmio “Embaixador Espaços Urbanos MIL”, concedido pelos professores doutores Felipe Chibás-Ortiz, Mitsuru Yanaze e Marilene Proença, organizadores do encontro.
Reflexão sobre o futuro das cidades
Antes do evento, o secretário também participou do webinar “O Futuro das Cidades”, mediado pela socióloga e pesquisadora Valéria Fujii Barros. No debate, foi instigado a refletir sobre a necessidade de cidades que consigam integrar inovação, inteligência artificial, inclusão social e sustentabilidade – temas aprofundados durante o encontro na USP.
Barueri como referência em inovação com foco humano
Em sua fala, o secretário destacou a filosofia da atual gestão municipal, que alia tecnologia à humanização dos serviços públicos:
“É fundamental que haja incentivos e investimentos consistentes na administração pública. Barueri tem atuado sistematicamente para atender com agilidade e inovação às demandas dos cidadãos. Como sempre nos orienta a gestão municipal, é essencial preservar o trato humanizado em todas as ações de interesse público”, afirmou Randal.
Lançamentos e atividades paralelas
Além dos painéis temáticos, o encontro contou com o lançamento do livro “Cidades MIL: Desafios e soluções para o desenvolvimento sustentável na era da Inovação e da Inteligência Artificial”, organizado pelos professores Felipe Chibás-Ortiz, Marilene Proença, Rita de Cássia de Castro e Júlio César Suzuki.
Também foi inaugurada a exposição de histórias em quadrinhos “A Graça das Cidades MIL”, de autoria do professor e pesquisador Dorinho Bastos, trazendo reflexões criativas sobre inovação e inclusão nas cidades.
Reconhecimento internacional
Com a conquista do prêmio “Embaixador Espaços Urbanos MIL”, Barueri reforça sua posição de referência em inovação tecnológica com foco humano, mostrando que é possível unir modernização dos serviços públicos à valorização da cidadania, da educação midiática e da inclusão social.
Fonte: SECOM BARUERI