Fumaça Preta: O Mundo Sem Papa – Primeiro Dia do Conclave Sem Decisão

O primeiro dia do conclave no Vaticano terminou sem um novo papa. Às 16h (horário de Brasília), a fumaça preta que saiu da Capela Sistina confirmou que os 133 cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o sucessor do Papa Francisco, que renunciou recentemente.

Cerca de 45 mil fiéis e curiosos se reuniram na Praça de São Pedro, sob um clima de expectativa e oração. Muitos esperavam que o novo líder da Igreja Católica fosse escolhido já na primeira votação, mas, após mais de três horas de deliberações, o resultado ficou em aberto.

O Significado da Fumaça

A tradição secular indica o resultado das votações através da cor da fumaça. A fumaça preta simboliza que nenhum candidato recebeu os votos necessários para ser eleito. A fumaça branca, por outro lado, é o sinal esperado pelos fiéis: significa que um novo pontífice foi escolhido.

Expectativa Mundial

Com a Igreja Católica temporariamente sem um líder, o olhar do mundo permanece voltado para o Vaticano. O conclave é um momento de grande importância espiritual e política, e a escolha do novo papa pode moldar o futuro da Igreja para as próximas décadas.

As votações continuam amanhã, e há a esperança de que um novo pontífice seja eleito nos próximos dias. Até lá, os cardeais seguem trancados em segredo absoluto, discutindo quem será o próximo a ocupar o trono de São Pedro.

Acompanhe a Cobertura

Fique atualizado sobre o conclave e outros acontecimentos globais no Café Diário.