A 3ª edição do Festeju – Festival de Teatro de Jundiaí – foi encerrada na noite de domingo (22), com a apresentação da peça “Meu Mundo Redondinho”, com o grupo Gatos Gordos, e a premiação de categorias da Cena Amadora, marcada por muita emoção. O evento, que este ano bateu recorde de inscrições, contou com apresentações gratuitas de 4 a 22 de setembro, no Complexo Fepasa, na Praça Governador Pedro de Toledo e no Polytheama.
A maior vencedora da noite foi a peça “Agreste”, da Cia. De Butuca no Tandem, que levou cinco prêmios. Vinda de São Paulo especialmente para participar do Festeju, a trupe vibrou com o resultado. “O grupo tem só um ano de atividade e essa meninada nos deu muita alegria”, afirmou Maria Fernanda de Barros Batalha, que levou o prêmio de melhor direção. “Adoramos participar do Festeju, e queremos voltar”.
O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, fez um balanço positivo desta edição. “O festival vem num movimento crescente, com recorde de peças inscritas e maior participação nas rodas de conversa e oficinas. Isso é muito importante porque, para termos um festival de teatro como política pública, é importante que haja essa formação e discussão sobre o fazer teatral, seja para amadores ou profissionais”, diz o gestor. “A ideia das rodas de conversa foi justamente essa: colocar em discussão o movimento teatral, inclusive o teatro infantil, que faz parte das políticas públicas da cidade, e estimular a formação de público”.
O 3º Festeju foi uma realização da Unidade de Gestão de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, a Câmara Setorial de Teatro e a TVTEC, com apoio institucional do Sesc. As fotos da premiação estão disponíveis no Flickr.
Os premiados da 3ª edição
Menção honrosa pela Pesquisa Visual
“A Tempestade”, da Cia. De Teatro Artaud
Menção honrosa pela Exposição do Tema
“A Mancha Roxa”, Amizarte
Menção honrosa pela Proposta de Integração
“Você me Entende?”, do grupo Mistério do Silêncio e Adolescer Itacolomy
Menção honrosa pela Proposta de Integração Escola / Comunidade
Romão e Julinha, da Cia. De Teatro Fazendo Cena
Melhor Iluminação
“Agreste”, Cia. De Butuca no Tandem
Melhor Maquiagem
“Além do Espelho”, Cia. Fênix
Melhor Sonoplastia
“Agreste”, Cia. De Butuca no Tandem
Melhor Cenário
“Agreste”, Cia. De Butuca no Tandem
Melhor Figurino
“Além do Espelho”, Cia. Fênix
Melhor Pesquisa
“Além do Espelho”, Cia. Fênix
Melhor Ator
Diego Pagotto, “O Mágico de Oz”, Cia. Ata
Melhor Atriz
Tayná Peres Venturini, “Sonho de uma Noite de Verão”, Cia. Práxis
Melhor Diretor
Maria Fernanda de Barros Batalha, “Agreste”
Melhor espetáculo por apreciação popular
“Além do Espelho”, Cia. Fênix
Melhor espetáculo pelo júri técnico
“Agreste”, Cia. De Butuca no Tandem