Cerca de 70 representantes de organizações não-governamentais de Jundiaí participaram, na quarta (20) e nesta quinta-feira (21), do curso “Criar, Captar e Transformar”, promovido pela Coca-Cola Femsa em parceria com o Instituto Ekloos e Apoio da Rede Jundiaí de Cooperação. O objetivo foi apresentar metodologias para criar e estruturar projetos sociais inovadores, bem como fornecer aos participantes orientações para captação de recursos e prestação de contas.
De acordo com a presidente do Instituto Ekloos, Andrea Gomides, quanto mais capacitados forem os responsáveis pelas ONGs, maior será o impacto social dos projetos desenvolvidos. “O que se percebe atualmente é que a maioria dos gestores das organizações são especializados apenas na área em que atuam, o que pode ser um fator limitador”, comenta.
Segundo Luciana Neves, analista sênior de sustentabilidade da Coca-Cola Femsa, o curso vai ajudar as organizações a apresentar projetos mais bem estruturados em editais de incentivo não só da própria empresa, mas também de outras instituições. “Percebemos que a demanda existia porque muitos projetos que chegam até a gente são falhos em pontos importantes, como aspectos ligados à prestação de contas e gestão”, acrescenta.
O curso, realizado na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), reuniu teoria e prática para facilitar entendimento e engajamento entre participantes. Na tarde desta quinta, os participantes foram divididos em grupos e se envolveram em uma atividade dinâmica.