Na manhã desta quinta-feira (26), aconteceu mais uma reunião de trabalho do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Circuito das Frutas, presidido pelo prefeito Luiz Fernando Machado. O principal tema abordado foi o Sistema de Inteligência Turística (Situr) que pode ser adotado para melhorar o acesso a informações, alavancar negócios e trazer mais turistas às cidades da região.

Além de Luiz Fernando Machado, estavam no encontro a prefeita de Jarinu, Eliane Lorencini Camargo, o vice-prefeito de Itupeva, Alexandre Ribeiro Mustafa, e autoridades de outras cinco cidades do Circuito das Frutas. Morungaba e Atibaia não enviaram representantes. O Consórcio é formado por 10 municípios: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

O Situr oferece um cadastro on-line tanto para agentes públicos quanto privados. Disponibiliza ainda um portal turístico, ferramentas de promoção, dados atualizados em tempo real sobre o mercado e a ocupação de hotéis, capacitação de mão de obra e informações sobre planos de desenvolvimento turístico e marca e identidade visual dos destinos.

Marcela Moro, diretora de Turismo da UGAAT, elogiou as ferramentas do Situr

Segundo o prefeito de Jundiaí, o sistema é interessante, mas ainda é necessário acertar alguns aspectos. “Há detalhes financeiros e jurídicos para definirmos por sua aquisição ou não”, ressalta.

Segundo o gestor da Unidade de Turismo de Jundiaí (UGAAT), Eduardo Alvarez, o Situr é fundamental para melhorar as ações no setor. “Algumas cidades estão pleiteando o direito de ser ‘município de interesse turístico’. Vai sair na frente quem conseguir desenvolver formas de gerenciar tudo isso, de fazer os relatórios, de ter uma boa gestão e de saber promover seu destino. Temos que parar de pensar só no nosso município e pensar de forma integrada”, conclui.

Passaporte

Ainda na reunião desta quinta-feira, foi entregue aos presentes um exemplar do Passaporte do Circuito das Frutas, um pequeno guia que reúne informações dos destinos de turismo rural da Região, entre sítios, fazendas, restaurantes rurais, adegas, vinícolas, alambiques e haras.

Cada município é identificado na publicação por uma cor e seus representantes receberão uma cota do Passaporte para sua divulgação. Outra parte do material será distribuída em eventos que o Circuito das Frutas participar.