Você não pode ver, mas bem debaixo dos seus pés correm, neste momento, quilômetros e mais quilômetros de pura tecnologia. Mais precisamente 350 km de fibra ótica: uma infraestrutura que garante nível elevado de confiabilidade para a transmissão de sinais de dados, voz e vídeo.
Essa rede, chamada Infovias, está correndo a cidade de Barueri e fazendo dela, de fato, uma #cidadeinteligente. Isso graças ao empenho da equipe da Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), ligada à Secretaria de Finanças, que vem realizando inúmeras inovações a partir disso.
Turbinada
É essa fibra ótica que permite ao município interligar 193 prédios públicos, fornecer internet gratuita via wi-fi à população em mais de 20 pontos da cidade, ter acesso a câmeras de monitoramento, semáforos inteligentes, telefonia VOIP, disponibilização de sistemas integrados como o SISS (Sistema Inteligente a Serviço da Saúde) – que conta com o prontuário eletrônico, por exemplo, sendo implantado em todos os equipamentos de saúde da cidade -, dentre outras tecnologias que têm colocado Barueri à frente do tempo.
“A Infovias é a base para construirmos toda a cidade inteligente”, diz o coordenador da CIT, Jonatas Randal. “Trata-se de um projeto que pode ser definido como uma rede de comunicação de dados, baseada nos padrões da internet, implantada em municípios com o objetivo de prover informações e meios de comunicação eletrônica para os cidadãos de forma universal, pois é um conjunto de serviços e funcionalidades”, explica.
O projeto começou em Barueri em 2009 para o monitoramento da Guarda Municipal, mas foi no início de 2017 que ganhou força total com a retomada da gestão da rede Infovias e sua modernização. Dos 350 km implantados, 200 foram só do ano passado para cá e totalmente subterrâneos. A CIT reestruturou toda a rede e iniciou uma nova etapa que agregou muitos outros serviços.
Economia para o município
Além de maior velocidade, qualidade do sinal e segurança, a fibra ótica resulta em economia para os cofres públicos, conforme explica Jonatas. “Inicialmente podemos contabilizar a economia com serviço de internet de terceiros, já que o canal principal para acesso à internet nas localidades é dado por essa rede. O mesmo ocorre com VOIP, que nos leva a economizar com telefonia. Também temos economias secundárias, através das aplicações entregues pela rede. Com tantas unidades interligadas, e com a gestão dessa rede pela CIT, podemos aproximar a gestão pública distribuída geograficamente pela cidade, tornando ela mais eficiente e com menos atrito”, detalha.
Cidade premiada
Os investimentos de Barueri em alta tecnologia já estão sendo reconhecidos. Em 2017 o município faturou o 1º lugar em Governança e também em Economia no prêmio Conected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems, feito com o objetivo de mapear as cidades mais inteligentes do Brasil. A evolução aparece também nesse ranking, já que Barueri saltou do 4º lugar na categoria Governança e do 3º em Economia em 2016 para a primeira posição no ano passado.