Como parte das comemorações do Dia Municipal da Seicho-No-Ie, celebrado em Osasco desde 2007, durante a Semana da Pátria, a Câmara Municipal de Osasco realizou uma Sessão Solene na noite de quarta-feira (4) no Plenário Tiradentes.
O evento, presidido pelo vereador Toniolo (PCdoB), começou com uma oração do preletor Hélio Rodrigues Tavares. Em seguida, o também preletor Ney Ricardo Sales Barreto agradeceu a oportunidade de celebrar a data, relembrou a história da Seicho-No-Ie no Brasil e alguns de seus valores, como a preservação da saúde física, emocional e espiritual, consumo consciente e sustentabilidade.
Silmara Miranda dos Santos, supervisora administrativa da Regional SP Osasco, apresentou o trabalho que vem sendo realizado, como lançamentos e feiras de livros no calçadão da Rua Antônio Agu, calendário para o próximo ano com preceitos diários e convenções de alcance nacional. “Agradeço as portas abertas e o carinho recebido”, declarou ao final da exposição de slides.
A solenidade foi encerrada com os participantes entoando animadamente o terceiro hino da noite, “Marcha da Missão”, cuja letra era conhecida por todos os presentes. “Esta vida, que objetivo terá? Esta humanidade, que significa?”. E concluem: “De Deus Nosso Senhor, esta vida recebemos para a mais alta realização”.
A Seicho-No-Ie é uma filosofia de vida fundada no Japão em 1930 por Masaharu Taniguchi. Entre os principais ensinamentos estão o autoaperfeiçoamento espiritual, reverência aos antepassados, relações harmônicas da humanidade com a natureza e o incentivo a pensamentos positivos.
Hoje é estimado que possua mais de 1 milhão e quinhentos mil membros em todo o mundo, sendo que apenas um terço deles vive no Japão. O Dia Municipal da Seicho-No-Ie é celebrado anualmente em Osasco, em conformidade com a Lei 4129/07.