O Parque Ecológico de Barueri oferece várias atividades socioeducativas desenvolvidas pelos educadores ambientais da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema).
O espaço abriga uma das mais de 350 Salas Verdes do país e incentiva atividades culturais e educacionais dentro da temática ambiental. Ela conta com amplo acervo de livros, filmes e outros materiais sobre o meio ambiente que podem até ser emprestados mediante cadastro. Ela também abriga as atividades educativas, com palestras, oficinas e o Circuito Tela Verde: um festival anual de filmes e curtas metragens ambientais promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente.
“São abordados temas e fatores pertinentes à temática ambiental como um todo, voltados à qualidade de vida, à saúde e à segurança do meio ambiente, questões sobre a água, resíduos, animais, plantas, fontes de energia renováveis, planeta Terra, recursos naturais e sustentabilidade ambiental. Igualmente, trabalhamos a interação do homem com o meio ambiente urbano e o natural e todo o contexto histórico de formação do rio Tietê de antes e depois do processo de retificação”, diz o educador ambiental Thiago Alves Lopes, Responsável pela Sala Verde de Barueri.
Nada melhor do que aprender sobre a natureza em meio a ela e é exatamente isso que acontece. “Exploramos o Parque Ecológico como um todo, iniciando pela formação do rio Tietê, passando por variedades de espécies de árvores nativas e exóticas, as áreas de vivência e lazer, visitando o viveiro de mudas municipal e o centro de compostagem, até a descida por uma trilha de aproximadamente 600 metros que passa por um remanescente de mata atlântica”, detalha Thiago. O Minhocário é outra estrutura didática que demonstra o processo de decomposição orgânica e como se forma o adubo natural para manter a terra sempre saudável.
Contato
Para participar das atividades basta fazer um agendamento prévio pelo e-mail sema.salaverde@barueri.sp.gov.
___