Estudos apontam que aprender a tocar um instrumento musical estimula o cérebro, aumenta a capacidade de memorização, promove habilidades sociais e alivia o estresse, entre outros benefícios. Em Barueri, foram expressivos os avanços e benefícios na vida dos alunos que frequentaram as aulas do projeto “Música Ao Ar Livre”, implantado pela Secretaria de Educação em agosto do ano passado.
Nesta semana, o projeto foi retomado e o sucesso reflete no aumento do número jovens estudantes participantes do “Música Ao Ar Livre”. Agora são 164 jovens que frequentam as aulas no período da manhã e 209 à tarde.
São alunos representando 47 Emefs de todos os bairros da cidade. O projeto oferece diariamente aulas de canto, expressão corporal, flauta, teclado, saxofone, violino, violão e trompete. Todos os instrumentos são oferecidos pela Secretaria de Educação e o quadro de professores que integram o projeto é composto por músicos gabaritados e apaixonados por música e educação.
Professores relatam avanços
A implantação das atividades musicais teve como objetivo incentivar o envolvimento dos estudantes da rede de ensino com a música e, ao mesmo tempo, estimular o processo de aprendizagem. As aulas especiais acontecem nos jardins e áreas externas do CAP – Centro de Aperfeiçoamento dos Professores.
O projeto já está sendo considerado um grande sucesso e professores e familiares de estudantes que frequentaram o primeiro módulo no ano passado notaram muitos ganhos
De acordo com avaliação dos professores da Emef Padre Elídio
Os professores da Emef Nestor de Camargo, do Jardim Mutinga, também notaram resultados positivos. “Tivemos casos de estudantes que se isolavam e a partir do projeto estão mais sociáveis e participativos nas aulas”, disse a professora Andréia Rodrigues.
Os estudantes da Emef Renato Rosa, do Jardim Líbano, também só tiveram elogios. “Autoconfiança, melhora no aproveitamento das aulas e disciplina foram as principais mudanças de nossos estudantes que participaram do ‘Música ao Ar Livre’”, relatou o professor Nivaldo Filho.