Quem é apaixonado por handebol não terá que procurar outra cidade para iniciação e aprimoramento na modalidade. A Secretaria de Esportes, por meio do programa Barueri Esporte Forte, oferece em oito polos de treinamento toda a estrutura necessária.

            São 250 alunos de ambos os sexos com idades entre 8 e 16 anos, que treinam uma vez por semana nos ginásios do Parque dos Camargos, Parque Viana, Jardim Maria Helena, Jardim Tupanci, Aldeia de Barueri e Boa Vista, além do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte, recém-inaugurado no Bairro dos Altos) e da Fieb em Alphaville. O que não é comum ver por aí, acontece com frequência na quadra poliesportiva do Parque Municipal Dom José: alunos fanáticos da escola de handebol, que moram no Jardim Reginalice e no Tupanci, se reúnem para uma pelada. O esporte tem o poder de unir e até de reintegrar. A coordenadora Mariane Miranda cita um exemplo. “Havia um adolescente rebelde que se reencontrou conosco. Hoje ele é pai de família e até atuou como voluntário aqui”, afirma.

            A equipe de competições, coordenada pelo professor Douglas de Jesus e pela auxiliar técnica Aline Gonzaga, tem 30 meninos nas categorias mirim e infantil. Essa última se classificou em segundo lugar na Copa Paulistana de Handebol e fará em breve a final contra o São Bernardo na casa do adversário. Os pais interessados em matricular os futuros craques devem procurar o setor de inscrições da Secretaria de Esportes, que funciona no Ginásio Poliesportivo José Corrêa (av. Guilherme P. Guglielmo, 1000, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Os documentos necessários são cópias do RG e do comprovante de residência, foto 3X4 e atestado médico.

            Os alunos treinam em horários diferentes do turno escolar e têm de mostrar bom desempenho também dentro das salas de aula. Além do handebol, há cerca de 20 modalidades esportivas disponíveis.

            Um pouco de história

            O handebol foi criado na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial. Espalhou-se pelos gramados da Europa, mas na Suécia foi levado para as quadras em razão das baixas temperaturas. A primeira partida internacional foi realizada em 1925 entre Alemanha e Áustria, que venceu por 6 a 3. Tornou-se esporte olímpico já em 1936 em Berlim. Os donos da casa foram ouro ao vencer o adversário anterior por 10 a 6.

            No Brasil o esporte chegou com os imigrantes alemães na década de 30 e ficou muitos anos restrito ao estado de São Paulo. A partir dos anos 70, com a sua inclusão nos jogos estudantis e universitários, mais estados passaram a praticá-lo e a concorrer por títulos nacionais. A maior conquista desse esporte até hoje é o campeonato mundial feminino em 2013 na Sérvia, quando a seleção brasileira venceu as donas da casa por 22 a 20.

            As equipes masculina e feminina ganharam visibilidade na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2014. Nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, o país ganhou ouro nas duas categorias. Há atletas brasileiros, principalmente no feminino, integrando equipes europeias, onde o handebol é muito competitivo.