Os alunos da Emeb Joaquim Candelário de Freitas estiveram com o prefeito Luiz Fernando Machado, nesta terça-feira (31), quando ele conheceu as instalações da escola localizado na avenida Itatiba, na Vila Rio Branco. Desde o início do semestre, os estudantes estão no imóvel, por onde anos funcionou uma escola do Sesi, para que o prédio da Vila Hortolândia passe por uma obra de grande porte.

O grupo estava bastante animado. Depois de cantarem a música “Star”, homenagearam o colega Pedro Henrique Marçal Stella, do 5º ano, integrante da seleção paulista de karatê e representante de Jundiaí, que foi campeão brasileiro de karatê na modalidade Shiai (luta).

Fico feliz em ouvir e ver o quanto estão bem nesse espaço. Sabemos o quanto é difícil mobilizar toda a equipe e deslocar os alunos para outro ambiente, mas não dava mais para fazer remendos no prédio da Vila Hortolândia. No final de 2019, vamos entregar uma nova escola, com quadra coberta, arejada, enfim, com a qualidade que todos merecem. Estou acompanhando tudo de perto e de três em três meses, volto à Emeb para dar satisfação”, destacou o prefeito, acompanhado pela gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Valorização

De acordo com a diretora da Emeb, Maria de Lourdes Potente Santos, todo o cuidado da gestão com a obra da nova escola, e com a mudança para no novo prédio, demostra, além de respeito, valorização. “Estamos vivendo um momento único. Era uma dificuldade, em todos os aspectos, ficar no antigo prédio. Agora, temos a certeza que teremos um local novo e que será construído, considerando as sugestões dos nossos alunos. Preparamos esse evento, como forma de agradecimento.”

O karateca Pedro também fez questão de destacar o quanto gostou da mudança e da homenagem preparada pela escola. “Está tudo muito legal. A minha classe está melhor. Também estou feliz com essa homenagem e por poder mostrar, junto com meu técnico, Weslen Picolo, um pouco do karatê. Luto faz quatro anos e meio e logo vou, representar nossa cidade, em Minas Gerais”, comentou o atleta.

Reforma completa

Por ser antigo, o imóvel da Vila Hortolândia passará por uma reformulação total. O projeto arquitetônico, além de prever ações sustentáveis, como a implantação de uma horta vertical, captação de água da chuva para reuso e espaços que ampliam as possibilidades pedagógicas, tem como diferencial a inclusão das sugestões dos alunos e da comunidade escolar.