Quatro palestras sobre a importância das interações ecológicas para a preservação da Serra do Japi foram ministradas durante o 2º Seminário Pesquisas e Educação Ambiental para Conservação da Serra do Japi, realizado na tarde desta terça-feira (19), no auditório do Paço Municipal. A atividade foi promovida pela Fundação Serra do Japi (FSJ) e encerrou a programação da Semana do Meio Ambiente.
Segundo o professor doutor João Vasconcellos Neto, do Instituto de Biologia da Universidade de Campinas (Unicamp), o evento foi uma boa oportunidade para trazer os novos conhecimentos gerados pelas pesquisas para que a população compreenda o funcionamento do sistema natural e o quão importante ele é para a vida dos seres humanos. “O contato com a pesquisa serve para desmistificar a ideia de que ela é inacessível”, explicou.
De acordo com Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, todo conhecimento compartilhado durante o seminário torna-se material de aprendizado dentro da sala de aula para muitos professores. “Quando olhamos a Serra do Japi, temos a impressão de que ela é um plano de fundo da cidade, mas, na verdade, ela é nossa maior preciosidade”, defendeu.
Para Veridiana de Abreu, mestranda em Ecologia pela Unicamp e uma das palestrantes, o intercâmbio de conhecimento entre as pesquisas e a comunidade é muito importante para a conscientização. “Se a gente conhece, a gente ama e cuida”, pontua.
O encontro contou com a presença de profissionais da área biológica e também da população.