Todos os 35 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino voltam às aulas nesta segunda-feira (22), para início do segundo semestre letivo. A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Educação (UGE), tem 110 escolas em funcionamento nos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

No Ensino Fundamental, além das disciplinas comuns, o contato dos alunos com a cultura italiana deverá ser fortalecido, não só pelos professores que passam atualmente por capacitação, como também pelos professores de inglês, que terão acesso ao mesmo material de ensino. Segundo a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vasti Ferrari Marques, o objetivo é divulgar não só a língua italiana, mas também a cultura e as tradições que fazem parte da história de Jundiaí. “Os professores de inglês estão tendo acesso ao mesmo material de ensino, e assim poderão, por exemplo, contar a mesma história em português, inglês e italiano”, afirmou.

O ensino de italiano foi anunciado no início deste ano, comemorando um ano do programa Escola Inovadora, em uma parceria com Consulado Italiano no Brasil para a capacitação de 40 professores, em 19 escolas, para o ensino da língua italiana aos alunos no Ensino fundamental (a partir dos 6 anos). Nesta primeira fase serão cerca de mil alunos, que terão contato com o idioma na grade pedagógica. Nas Emebs, o inglês é ensinado às crianças a partir dos 4 anos de idade.

Com a participação dos professores de inglês, a disseminação da cultura italiana irá ocorrer em todas as escolas da rede municipal – mesmo aquelas que não contarão com as professoras que estão passando pela capacitação, que tem a duração de dois anos. “A língua italiana em sala de aula representa ampliação do repertório de cultura; isso inclui os costumes, a culinária, a história e a geografia, e irá aumentar o leque de possibilidades dos alunos”, diz Vasti.

Educação física
Outra novidade desta volta às aulas é a realização do I Encontro de Formação para os professores de Educação Física da rede municipal, que ocorre nesta segunda (22) no Parque da Cidade. O objetivo é a capacitação dos professores da área, desde a creche até o Ensino Fundamental. A capacitação é ministrada por dois especialistas na área: o professor Marcos Neira, atual diretor da Faculdade de Educação da USP, e Mário Ferrari Nunes, da Faculdade de Educação Física da Unicamp.