Cerca de 20 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), em Jundiaí, participaram nesta quinta-feira (09) de uma sessão de coaching nas instalações da Garagem da TVTEC, no Complexo Argos. Entre os temas abordados estiveram objetivos profissionais, motivação e autoconhecimento. O encontro faz parte de uma série de quatro intervenções, promovidas pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e realizadas por uma empresa especializada, custeada pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que integra o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Para Alda Carrara, presidente do Conselho, o objetivo da proposta é despertar nos jovens um papel de protagonistas, ampliando a visão de mundo e expandindo os horizontes.
Esses meninos e meninas precisam de entusiasmo, e a técnica do coaching, ministrada por um especialista, é muito mais efetiva”, disse Alda Carrara.
A diretora de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios, reforça a importância da iniciativa. “Trata-se de uma técnica diferente, que vem ao encontro dos nossos objetivos: levar aos jovens em situação de vulnerabilidade novas perspectivas de vida e futuro”, afirma.
Silvia Helena Natal, coordenadora do Serviço de Medidas Socioeducativas do Creas, explica que as intervenções serão realizadas durante quatro quintas-feiras, sempre no período da tarde. “Hoje o Creas atende cerca de 80 jovens em medidas socioeducativas, e falar sobre autoestima e motivação é muito necessário”.