Foi só o começo da campanha Outubro Rosa, de conscientização contra os cânceres de mama e de colo do útero, mas a adesão da população já chama a atenção nas ações realizadas pela Secretaria de Saúde que começam a acontecer na cidade. 

Na quarta-feira (dia 2), uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hermelino Liberato Filho, do Jardim Belval, passou o dia na tenda da Secretaria da Mulher destinada a esta causa no bulevar central de Barueri. Na ocasião, emitiram guias para mamografia e Papanicolau e coletaram mechas de cabelos para a confecção de perucas para mulheres que estão passando pelo tratamento contra o câncer.  

Só nessa ação foram doadas 104 mechas de cabelo. A coleta estava sendo realizada pelo Instituto Amor em Mechas, que envia perucas gratuitamente a pacientes em fase de quimioterapia do Brasil inteiro. Para tanto, é realizada uma técnica na qual uma pequena mecha de cabelos é retirada de forma a não comprometer o visual da doadora. A voluntária do projeto, Maura Mattos, que realiza o corte das mechas, conta que para fazer uma peruca são necessários 500 gramas de cabelos.  

A ação também foi abrilhantada pela apresentação do coral formado pelos componentes do grupo de idosos da UBS Maria Francisca de Melo, do Parque Viana. Com muito amor e músicas de encorajamento, o grupo mostrou a grandiosidade dessa luta. 

A jovem Maria Cecília Carvalho, de 18 anos, estava feliz em deixar a mecha na tenda e confessa que ainda não conhecia essa técnica. “Gosto bastante desses eventos que nos incentivam a ajudar o próximo, de todos os jeitos”, diz.  

Crédito das fotos: Aliz Lambiazzi / Secom

Quer doar cabelos ou mechas? 

Ficou com vontade de colaborar com a causa? São aceitos todos os tipos de cabelos, inclusive curtos e com química. De acordo com o instituto, os mais difíceis de conseguir são cabelos grisalhos, afros e encaracolados, portanto, são muito bem-vindos também. Uma urna está disponível na UBS do Jardim Belval (Praça Senador Teotônio Vilela, s/nº) até o dia 31/10 para quem quiser deixar mechas ou cabelos cortados. Além disso, haverá mais uma ação com corte de mechas ainda na UBS do Belval, no dia 24, das 9h às 13h, e na UBS do Parque Viana (Estrada dos Pinheiros, 523), no dia 17 a partir das 14h.  

Sobre o Amor em Mechas 

Criado em março de 2017, o instituto Amor em Mechas fica em São Paulo, mas realiza ações no Brasil inteiro. Totalmente dependente de doações, coleta cabelos e mechas para a feitura de perucas, além de bijuterias, lenços, maquiagens e outros itens que compõem um kit bastante caprichado enviado gratuitamente às mulheres em tratamento contra o câncer que solicitam a ajuda.  

O kit inclui diversos itens, inclusive um livro destinado aos filhos da paciente que explica o que está acontecendo com sua mãe. Desde sua fundação, o Amor em Mechas já doou 1.360 perucas. Quem quiser entrar em contato, tanto para solicitar o kit quanto para doar cabelos, pode telefonar para (11) 98269-7000 e falar com Débora Pieretti, fundadora do projeto.